[Análise Hunter] Heaven Can’t Wait por Guilherme Santos

Olá, pessoal. Vamos à minha segunda Análise Hunter da temporada, a qual vai certamente esgotar a conta de bons ou ótimos episódios. Vão se importar se isso acontecer? Não? Nem eu. Confiram abaixo o que tenho a dizer a respeito de “Heaven Can’t Wait”, o 9×06.

Todo episódio centrado no arco principal da temporada gera mais ansiedade do que um filler. A 9ª será uma das temporadas mais mitológicas, creio eu, pois contando com o desta semana já nos foram apresentados 4 episódios de arco até agora, em um total de 6. Apenas dois (e ótimos) fillers. Minhas esperanças e expectativas continuam extremamente altas.

O episódio 9×06 foi mais um desses episódios de arco, e, cumpriu de forma coerente aquilo que à ele foi proposto: mostrar o que Castiel tem feito nesse curto período de tempo em que passou separado dos Winchesters. Toda essa objeção ao personagem recentemente criada não faz o menor sentido para mim. “Sentido”. A palavra mais correta para se usar em todo e qualquer argumento que diz respeito ao anjo, porque foi isso que Castiel voltou a fazer. Tanto na temporada passada quanto na atual. Não vejo mais a inconsequente descaracterização e absurda aleatoriedade que o assombraram durante as caóticas sexta e sétima temporadas.

Suas aparições vem se tornando cada vez mais lógicas e imprescindíveis, mesmo que em boa parte delas ele leve a pior. De algum modo, o agora humano Castiel sempre apanha, é esfaqueado ou torturado por alguém ou algo. Pobre coitado. Em “Heaven Can’t Wait”, não foi diferente. Junto de Dean, ele teve de enfrentar outro Anjo do Senhor, o qual difere-se de seus milhares de irmãos caídos e sedentos por vingança pelo simples motivo de não pretender o mesmo que eles. Seu objetivo era apenas dar continuidade ao trabalho que realizava no Paraíso. Achei super interessante a cena em que Cas explica à Dean sobre os Rit Zien e o quê costumava ser seu dever nos campos de batalha celestiais. Existem muitas coisas que não sabemos a respeito do Céu. Esta classe especial de anjos serve perfeitamente como exemplo. Ainda que contra sua vontade, todos os anjos habitam a Terra agora. Meu palpite é que, durante esta suposta guerra que está por vir, ainda descobriremos muito sobre as criaturas de Deus incapacitadas de compreender o sentido de misericórdia e seu lar submisso.

As cenas do episódio que não foram focadas em Castiel se destacam pela presença da Dupla Dinâmica, do Rei prisioneiro e da Rainha em ascensão. Tempos atrás li uma frase que dizia: “Crowley torna todo episódio melhor.” Indiscutivelmente verídico. Crowley constantemente se sobressai com suas tiradas inteligentes e filosóficas. Sempre muito divertido vê-lo interagir com Sam e incansavelmente chamá-lo de Alce. Mark Sheppard roubando a cena de maneira sensacional, como de costume. Por mais que não canse de tentar manipulá-lo e gere momentos de tensão, a relação que Crowley partilha com Kevin também é interessante. Dean tê-lo chamado de volta para a realidade no segundo episódio, dizendo que precisam dele pelo fato de fazer parte da família e não por ser útil, foi mais do que essencial. Por fim, Kevin enxergou que um ao outro é realmente tudo o que eles têm e manteve o foco na missão, fazendo o que ele sabe fazer de melhor: traduzir. A Tábua dos Anjos continua sendo uma incógnita e muito menos importante para o arco principal da nona temporada do que a Tábua dos Demônios foi para o da oitava.

Não há melhor maneira para finalizar esta análise do que falar daquela que tanto vem causando em tão poucas aparições. Afinal, o melhor sempre fica para o final. Devo dizer que Crowley não é o único personagem em Supernatural a tornar um episódio melhor pelo crédulo pretexto de estar nele. Abaddon não apareceu em um terço do número de episódios em que o Rei já esteve presente e já se tornou um vilão tão temido quanto. Ela tem meios mais perversos e menos elegantes do que os de Crowley e é mais assustadora do que ele tem sido em anos, como o próprio Sam colocou. Desde a primeira vez que Metatron foi mencionado, há duas temporadas atrás, obstinei que o Escriba de Deus apareceria. E apareceu. Agora, com menções mais frequentes ao termo “Cavaleiro do Inferno”, acredito que os parceiros no crime de Abaddon possam aparecer. Mesmo que seja no final da temporada, como foi com Metatron. Fico imaginando o que será dos rapazes se isto realmente acontecer e eles tiverem que enfrentar todos os Cavaleiros ao mesmo tempo, sendo que mal conseguem lidar com um. Detalhe que não fazemos ideia de quantos são e se são mais fortes ou mais fracos do que a ruiva sem compaixão. Teorias e observações a parte, finalizo a Análise Hunter da semana denotando que estou muito satisfeito com o rendimento da temporada até o momento e vastamente esperançoso com o restante dela. Great things are comming.

Long live The Carver!

Related posts

17 thoughts on “[Análise Hunter] Heaven Can’t Wait por Guilherme Santos

  1. Selene

    Eu tbm não entendo essa insatisfação tão persistente contra Cass… Puxa na sexta e na sétima até que eu entedia, mas agora? É uma birra só, fazer o que…

    Eu acho que o Sam se da melhor com os personagens demônios, mesmo que Abbadon tenha sido preparada para o Dean, acho q eu gostaria de vê-la interagindo com Sam, acho que eles tem contas a acertar depois que ele queimou seu corpo.

    Eu me surpreendo com Kevin. Sério, quando assisto a sétima temporada mal consigo imaginar aquele garoto como o pequeno caçador/profeta/Homem das letras que ele se tornou. Se não matarem o personagem ele terá muito o que crescer ainda.

    Sobre os Cavaleiros, bem foi dito que os anjos foram encarregados de matá-los, mas acho q Abbadon como viajou no tempo escapou… Mas, um dia tbm acreditamos q a família da Mary havia morrido e depois descobrimos q Azazel não cumpriu a tarefa tão bem, então sempre a chance para eles aparecerem. Em falar nisso Cavaleiros são filhos dos primeiros anjos caídos, então eram nefilins, o que explicaria pq eles são proibidos agora, já q se um morrer e for para o inferno tem poder para virar um Cavaleiro… Tudo é hipótese, mas espero que no episódio do Cain isso se exlique.

    Ótima análise, no nível dessa temporada =)

  2. Álex Bruno

    me desculpe Selene sempre venho dar uma passeada no SP is Life ( mentira todo dia venho aqui ) . Mas onde foi dito que um cavaleiro do inferno eram filhos dos anjos caídos e que se eles fossem para o inferno tinha poder de virar um cavaleiro acho que não lembro deste episodio . você me indica qual é por favor ?

    1. Selene

      Então Alex no 8×12 em que o Heny aparece ele diz que os Cavaleiros do Inferno são os primogênitos dos primeiros anjos caídos, e por serem mais puros são mais fortes
      Quanto a ir para o inferno e virar Cavaleiro isso é uma hipótese minha, uma vez que para virar demônio vc tem q morrer e ir para o inferno.
      Se quiser checar é só assistir o 8×12 de novo 🙂

  3. Álex Bruno

    E ótima analise Guilherme Santos . Não entendo por que pegam tanto no pé do pobre Cas .

  4. HOra bolas, pegam no pé de Castiel ,porque ele tem pé ! Graças a Deus KKKK

    Agente tem que zoa com alguém na serie ué! Isto gira polemica , faz as pessoas tonarem partido… Antes todo mundo torrava o saco de Sam , era isto ou aquilo sempre tinha um motivo pra detona-lo. kkk Era muito divertido . Eu sempre saia pra defende-lo kkkk Agora parece que alguns estão mas amenos em relação a Sammy (Só um pouquinho) . O coitadinho quis até morrer. kkkkk

    Então entramos na brincadeira de zoa com Castiel , ele esta na berlinda ! Somos um bando de reclamadores, que não tem o que fazer. kkkk

    Mas pessoal , é só de brincadeirinha inocente, da minha parte, eu não tenho raiva nenhuma dele. Apena eu não largo ninguém metira , eu sou Sammy e Dean futebol club kkkk. Este time tá completo. kkkkk

    Guilherme Santos , você escreveu um montão de coisas. Eu gosto disto! Particularmente suas opiniões são bem interessante .. Bem que poderia gravar , da muito trabalho fazer isto ? Eu gosto de ouvi-los.

    Eu gostei muito do Crowley, a parte dele foi bem simpática kkkkk,ta rolando um clima entre ele e o Moose! Jared fica engraçado perto dele . Ele fica gigante perto do baixinho , mas quando Mark começa a falar, se torna e homezarão .
    Esta havendo um grande equilíbrio de talentos em suas cenas.

    Eu bem que queria escreveu um monte de coisas também , só pra te impressionar , entretanto estou quase dormindo aqui. Eu estou comentado pra te prestigiar. Parabéns pela analise. Quando eu estiver acordada , quem sabe eu volte a dizer outras perolas kkkk Beijinhos

  5. Lule

    Gostei bastante do episódio.
    Me lembrei da narração do Chuck no 5×22 quando disse que Sam insistia no trabalho honesto. Castiel conseguiu o quê os meninos nunca puderam.
    Gostei também Guilherme, da sua opinião sobre Cas e as objeções que ele vem sofrendo. Particularmente eu não desgosto do Castiel, quero que ele continue com os meninos mas também não nego que teve momentos que precisou de muita paciência da nossa parte.
    Não costumo reclamar dele mas entendo os fão que o fazem. A questão é que temos uma necessidade de ver os irmãos juntos e muitas vezes as participações de Castiel gera uma separação deles e isso nos incomoda. Pelo menos dessa vez o Sammy não ficou só esperando o Dean, ele teve interação com dois grandes personagens centrando essa parte do episódio em buscas por respostas.

  6. Wow Gui.. just wow…

    Só posso te dizer uma coisa a mais que parabens pela excelente analise do epi…

    Qdo crescer quero ser que nem vc…

    Bjs lindinho e parabens novamente.. arrasou… to morrendo de inveja…

    Cla;}

  7. Graaaande análise, guizera!!! Esse sobrinho do tio escreve pra car****!!! hahahaha

    Bom, vc tá ligado que a gente pensa mais ou menos igual e que eu curto essas ligações que você faz, teorias e tal! É nóis, brodi!

  8. Bem, não é surpresa, mas você escreve extremamente bem, Guilherme. Você tem argumentos embasados e boa escrita. Isso é muito bom. Parabéns. *-*

    Bom, concordo com você com a questão do Castiel. Não sei porque implicam tanto com o pobre coitado. Concordo que exageraram na sexta temporada, na sétima foi menos pior, agr a oitava já melhorou e nona ele voltou a ser o Cas da quinta temporada. Só que humano. kpskpskpks
    Apesar do fato de que eu amava o Cas com seus poderes, estou gostando dele nessa. Ainda não fiquei mt feliz dele ter jogado o Sobretudo fora, mas tô começando a aceitar isso. Só não vou me conformar. Xp

    Eu tmb espero que alguns deles apareçam… foi dito que os arcanjos haviam matado todos os Cavaleiros, mas Abbadon sobreviveu e como diz Jim Beaver: “em Supernatural, tudo é possível.”. kpskpskspkspkspskpsks’

    Eu acho que a Tábua dos Anjos ainda não foi explorada porque ainda não é o momento… Eu ainda lembro da foto do Jared com o Curtis Armstong… muito suspeita, aliás. u-u

    Agr, quanto a Crowley e Abbadon…
    Eu amo aquela ruiva. Ela é diva, gente. Maaaaas… eu ainda amo mais Crowley, e tipo. Nessa Guerra Civil que eu sei que vai acontecer, eu faço parte dos que apoiam a direita. kspkspkspskpskpsk’
    A esquerda pode ser mt forte e poderosa, mas a direita é muito esperta e inteligente…
    Abbadon tem força, Crowley tem inteligência de sobra!
    E eu sinto no fundo do meu coração, que Abbadon vai acabar dando com os burros n’água… sei lá. Só instinto hunter. Mas vai saber, né? kkkkkkk’

    E vc não falou nada sobre Crowley injetando sangue nele msm…
    Cara, eu me senti tão compadecida com aquela cena que…
    Sério, fiquei com mt dó do nosso King Of Hell…

    Ele só que ser amado, gente. 🙁
    Não se preocupe tio Crowley! Nós te amamos! <3 <3 *u*

    Bem, amei esse episódio, como venho amando todos os outros e estou com mts expectativas boas em relação ao de hoje!

    Bjos e adorei sua análise, Guilherme! *-*

  9. Andy eu posso gostar de Mark Sheppard , mas de Crowley nunca!kkkkk Ele matou Sarah , fez um monte de coisas malvada , QUASE MATOU XERIFE MILLS.Snifff Sniff… Tadinha!

    Ele pode destilar seu charme quando quiser . Que eu sou imune a ele.kkk Eu acredito que tanto Abbadon como Crowley vão se unir .Teremos um casamento no inferno. Senhor e senhora Crowley Abbadon King QUEEN! kkkkk

    Se já sabemos que um demônio faria de tudo pra convencer que esta regenerado pois mente pra viver , com certeza na primeira virada de costa que der, ele te apunhala nas costa. Vai por mim não confie nele docinho!

    E Abbadon a atriz Ailana Huffman é mesmo esplêndida . Ela como vilã malvada da um Show. Eu até gostaria até que Dean fosse o vilão em alguns episódios kkkkk Assim se destacaria muito mas kkkkk Já notou que o hoje em dia o personagem do bem, é taxado de bobo chatinho . Bom mesmo são os vilões.Você mesmo esta gostando do Crowley kkkkkk Vamos pedir pra Dean ser o vilão, ok ? afinal Sam Já fez isto um monte de vez …kkkk
    Beijos Andy

    1. E quem disse que eu confio nele?
      kspkspkspkspskpsk’
      Só meu deu pena dele na cena, igual me deu no final da oitava. X]
      E sim, eu amo Crowley, assim como Tio Lú, Abbadon, Miguel, Rafael, Ruby, Meg, Azazel, Lilith e tudo quanto é mais vilã que vc lembrar aí. kkkkkkkkkkkkk’
      Tipo… na verdade, eu não consigo odiar ninguém! kkkkkkkkkk’
      Em SPN eu amo demais todos e todos. E Tio Crowley tem meu carinho especial. <3 kkkkkkkkkk'

      Dean não precisa ser vilão pr aganhar o nosso amor. Ele é amado por 100% dos fãs e mais de 85% do fandom inteiro são Dean!Girls ou caras que admiram ele demais. Os outros 15% se dividem em superfãs do Cas e superfãs do Sam. Ou seja, ele já é amado até demais. kpskspkspks'
      Meu loiro perfeito. Pode ter quantos defeitos for, mas ainda é meu príncipe. kpskspkspkspskkps'

      E não acho que eles irão se unir não…
      Eu tenho mais certeza é de que Crowley irá se unir aos Winchester. Akela história de o inimigo do meu inimigo é meu amigo, sabe…
      Ele estava pensando em se unir com ela, sim. Mas agr ela feriu o orgulho dele. Ela fez o msm que o Dick fez com ele. E bem… nós lembramos o que foi q ele fez com o Dick no final. kpskpskspkspsk'

      1. Maira

        Ai Andressa tbm não acredito que Crowley se uniria com Abbadon, mas tbm não gosto da ideia de ele se unir com os garotos… Eu já não gostei muito deles terem se unido com a Meg, pois ela teve culpa na morte da Jô e da Ellen, mas eu a tolerei pq ela tinha química com o Cass, eu querendo ou não =P
        Acho q o Crowley já aprontou muito para ser perdoado, e mesmo gostando do personagem, ele não merece redenção pq virando humano ou não acho q ele nunca vai se arrepender.

        Falando do Dean se aquele cometário do tal Caio era verdadeiro não podemos dizer que ela é amado POR 100%, mas não vejo pq grande parte não o amaria. E Dean já teve seu lado ambíguo quando virou torturador no Inferno, mas nós sabemos que é ele que mais sofre emocionalmente em SPN, enquanto Sam carrega as feridas físicas e mentais (e claro q tbm as emocionais, mas acho q ele lida melhor com elas). Eu tbm gosto de todos os personagens, e endendo quando alguém tem um favorito, eu tbm tenho os meus, eu só implico com fãs muito extremistas =P

        1. Pois eu digo que 100% dos fãs ama o Dean sim. Pq pra mim, quem odeia ou tem picuinha com Sam ou Dean, não são fãs de Supernatural. 😉

          E quanto a Meg… cara. Eu n ligo q ela tenha feito tanta coisa. kkkkkkkkk’
          Eu amo ela do msm jeito e sou Megstiel forever! <3
          kkkkkkkkkkk'

          Podem me julgar. Não mando no meu coração. kpskpskpskspksps'

          1. Maira

            É Andressa, se não considerar fã essas pessoas que implicam com um dos meninos então teríamos o fandon mais unido do mundo, mas eu entendi… Tem gente que não dá para considerar fã, quem dirá hunter, mas eu tava generalizando mesmo.
            Ah eu ligo para o que a Meg fez, mas eu gostava dela com o Cass, querendo ou não era mais forte do que eu… Eu só não gostava dela com os meninos pq a história deles é mais longa, e complicada…

  10. Eu digo que não são fãs, Maira, pq Supernatural é Sam e Dean, entende?
    A série é sobre os dois e os dois são o foco disso td. Então quem não gosta de algum dos dois, não é fã de SPN, pq na minha opinião, ser hunter é mt coisa! E tem pessoas que não são dignas de serem chamadas de hunters. 😉

  11. ´Oi Gui parabéns pela análise, está muito boa. E eu concordo com você, foi um bom episódio, não sei pq muitos implicaram com ele. Aliás, nessa temporada os episódios estão bem lineares, com boa coesão entre eles e num ritmo bem bacana.
    Vou te dizer uma coisa, eu não implico com Castiel (aliás o episódio que ele entrou na série, Lazarus Rising, está nos meus top 10), eu implico é com os “Destiels’ da vida que acham que isso é canon, e que Castiel tem a mesma importância na série que Dean e Sam, ou até mais. Aí não! Aí eu viro uma onça.. Não tenho problema nenhum com Castiel em SPN desde que a presença dele tenha sentido (o que não teve na 6ª e 7ª temporadas), desde que não façam dele um brinquedinho pra agradar os fãs (sim, isso é pra vc Sera Gamble e cia!)… Mas ei, vem cá: dói pra cacete ver o nome dele como protagonista… Foram 8 anos sendo apenas Jensen Ackles e Jared Padalecki.. hahaha.. Mas isso é coisa minha, e não estou a fim de comprar briga com os doidos de plantão que existe uma enorme diferença no que eu estou falando e no fato dos doidos acharem que estou declarando meu ódio a Misha. Pq isso não é verdade, deixemos quietos então, né?
    Eu adorei nesse episódio que Dean ainda tem um apreço enorme por Cas, que ele está tentando da melhor maneira possível fazer de situações ruins algo tolerável e compreensível. Gostei que Sam está cada dia mais ‘confortável’ no seu papel de ‘herdeiro’ dos Homens das Letras e focado em fazer o que ele faz bem: ser um caçador e usar tudo que tem pra chegar onde quer. Gostei que Kevin está aprendendo cada dia mais a lidar com esse lado sobrenatural e de ‘caçador’. E claro gostei que Crowley, mesmo com um traço de ‘humanidade’, ainda é um FDP cruel e frio. Abaddon? Fantástica. Veio pra apimentar e dar um up nessa coisa de inferno e os Winchester. Adoro!
    Portanto, vamo que vamo! Vamos ver o que esses demos ainda tem pros Winchesters, e o melhor o que nossos meninos tem pra eles!! Uhuuuu!!

  12. VickiWnxtr

    Maravilhosa análise, Gui! Vc escreve muito!!
    “Ruiva sem compaixão” – alguém me chamou?
    Engraçado eu ter lido assim supertarde essa sua análise hunter, pq nesse fim de semana eu estive conversando com hunters em um evento e chegamos ao consenso de que não só Mark Sheppard é mesmo um baita ator, como tb os roteiristas devem estalar os dedos que nem pianistas antes de escrever falas p ele. E ele fica assim, cheio de “on liners”. Ele não tem que tirar leite de pedra, como Jared e Jensen muitas vezes precisam. Td bem, isso foi mérito dele, chegar ao ponto em que torna-se um prazer escrever pro seu personagem em particular. O mesmo acontece com Julian Morte Richings.
    Em suma, a cada dia melhor, Gui!

Leave a Comment