Fandom de SPN é alvo de ódio anônimo no Tumblr

Um usuário anônimo no tumblr tem enviado mensagens encorajando outros usuários a se automutilar e a cometer suicídio. Até agora, uma pessoa tirou a própria vida, duas estão no hospital e várias estão desaparecidas do blog.

O fandom de Supernatural no tumblr é imenso. Outro dia mesmo noticiamos que em 2014 a nossa série foi o programa de TV mais comentado ali. Para se ter uma ideia, a entrega do Oscar, com selfie e tudo, ficou em oitavo. Muitos hunters aproveitam o caráter privado daquela rede para “verbalizar” traços de personalidade, sejam positivos ou não. Muitos abrem o coração sobre automutilação, sentimentos de solidão e de não pertencer a lugar algum, além de contarem que sofrem bullying no chamado mundo real e até mesmo sobre tentativas de suicídio. Muitos se voltam para os amigos virtuais que encontram no tumblr e a dita “família SPN” os abraça como são. Em uma dinâmica muito parecida com a de Sam e Dean, eu diria. Brigamos, discutimos, cada um defende uma coisa, mas sempre estamos ali uns para os outros. Dessa vez, no entanto, um pária ou um grupo de patéticos infelizes decidiu aterrorizar pessoas que já têm problemas grandes o bastante para começar.

Como alguém tem a capacidade de buscar blogs de pessoas que sofrem de depressão, que admitem ser social e psicologicamente perturbadas e as encoraja a terminar com a própria vida ou as acusa disso ou daquilo, tornando pior uma situação que já é ruim? A verdade é que algumas dessas pessoas deram ouvidos a esses demônios e estão desde incomunicáveis – alguns apagaram suas contas, desligando o único contato que tinham com os amigos virtuais, que podem sequer saber seus nomes reais ou onde vivem –, até mortos.

No mais recente boletim divulgado por membros do fandom, pelos menos dez pessoas estão desaparecidas, em níveis que vão de “Não responde aos recados deixados no blog” até “Seus parentes disseram que el@ saiu de casa ontem, sem dizer para onde ia”; uma menina teria cometido suicídio (horas depois disseram que seu tumblr tinha sido hackeado, o que foi desmentido. Ela se suicidou mesmo e uma amiga estaria respondendo às perguntas que chegam ao blog dela). Duas pessoas estão em estado grave no hospital, após terem tentado se matar.

Sim, as mensagens de ódio são em inglês, destinadas a usuários que postam em inglês. Já aconteceu comigo mesma postar em inglês, ler em inglês e meses depois descobrir que aquela usuária com quem eu conversava é brasileira. Depressão e condições psicossociais limitantes e que necessitam de ajuda profissional não são exclusividade de americanos e ingleses. Muito menos de adolescentes. Por algumas mensagens que vejo para os atores e produção no twitter, eu não descarto totalmente a possibilidade de o autor desse crime (pois que é) ser brasileiro. Espero do fundo meu coração que não seja.

Misha, Mark, Osric, Felicia e alguns membros da produção já se manifestaram sobre o assunto no Twitter, enviando seu apoio aos que estão sofrendo e repudiando o(s) autor(es). O fandom tem postado fotos com a frase “Family don’t end with Blood” (“família não se encerra em laços sanguíneos”, em tradução precisa) no punho em demonstração de apoio também.

Estejam informados e POR FAVOR denunciem se souberem de algo.
Nossa família precisa de ajuda.

“Salvar pessoas, caçar coisas, o negócio da família”, lembram?

CARRY ON

Related posts

17 thoughts on “Fandom de SPN é alvo de ódio anônimo no Tumblr

  1. Vanderleav

    Tenho depressão e sei como é difícil permanecer viva com tantos pensamentos ruins na cabeça agora suicídio nunca será a solução para as dores da alma,não dê ouvido a essas pessoas màa que esquecem de ser generosas e esquecem que tem coração. Busque a Deus na hora do sufoco e ore pá São Miguel afasta essas pessoas ruins de vocês.

  2. Que horror!!!!Não consigo imaginar, que existam pessoas com esse nível de crueldade!!

  3. Karla

    Legal a iniciativa de vocês de nos informar o que se passa. É realmente muito triste o que está acontecendo. O fandom de Supernatural é incrivelmente grande e tem atraído haters que se aproveitam da fragilidade de algumas pessoas pra disseminar este tipo de crueldade. Tem uma galera no Tumblr e no Twitter que ta tentando dar apoio a quem precisa, pois como gostamos de lembrar, este fandom é realmente uma familia.

  4. todos os lados nessa história tem seu peso de erro na balança esse ou esses anônimos que fizeram esse tipo de coisa e as pessoas de mente fraca que infelizmente caíram nessa e se multilaram e cometeram esse pecado que é tirar a vida.Espero que esses uns 10 ao que não apareceram só tenham excluído s conta porque tirar a vida por motivos futeis é mente fraca ou doença

  5. cris

    isso só mostra que tem (doente?) de todo tipo no mundo virtual. Só queria que fosse possivel identificar a tal criatura, e dar a ela o tratamento necessario pra arcar com as consequencias dos atos, porque acho que se aplicam aí pena pra varios crimes.Não tenho tatoo,nem tumblr, então vai escrito, e por aqui mesmo:
    FAMILY DON’T END WITH BLOOD

  6. morganalu

    Chega a ser inacreditável a carga de bestialidade de alguns seres humanos…Isso precisa ser divulgado mesmo Vicky

  7. Miriam

    Vicki,
    Tenho acompanhado estarrecida as notícias desse ataque que o fandom de supernatural tem sofrido. Interessante alvejarem, justamente, o fandom que realmente se importa com seus membros e se chama de família. Parece que esse é o objetivo. Mostrar que é mais forte que os laços que unem as pessoas. Muito triste que esses monstros sejam reais. Espero, realmente, q essa ‘pessoa’, ou ‘pessoas’, seja descoberta:(
    Parabenizo sua iniciativa de divulgar isso para a família spn brasileira.

  8. valeu hein por terem barrado meu comentário na boa não sei porque não publicaram ele eu até escrevi 2 vezes pq achei que não tinha ido mas não teve foi moderação aí não sei nem se está visível lembrando eu não disse nada demais e ainda disse que houve um erro grande aí de ambas as partes na boa queria saber pq não foi publicado,e se ele entra sem moderação e eu não to sabendo podem desconsiderar a mensagem mas se não está visível gostaria de saber o porque

    1. Castiel do céu!!! Tá todo mundo de férias!!! Algo que vc escreveu não passou na peneira do wordpress e o seu, como outros 21 comentários, parou na malha fina. Espero que compreenda que todo mundo tem vida pessoal, e que a gente aproveita quando até os Js estão de férias pra tirar as nossas tb. Continuamos noticiando o que rola de suuuuperimportante, mas folga é folga. Sinto muito se vc ainda achar que não volta mais, mas já aviso: isso poderá acontecer de novo.

  9. é e voces perderam mais um hunter aqui mesmo no is life eu vou parar de seguir o supernatural is life não entro nem pra visitar ,pois eu tentei publicar um comentário como castiel sertanejo vcs barraram ele sem explicação ,ele nem aparece,bom de todo jeito o lance é que na boa eu sigo aqui a um tempo e estou sempre de olho mas se a pessoa não pode emitir mais sua opinião não tem razão pra eu continuar por aqui.Nunca desistirei da serie mas do site de vcs pra mim já encheu.

    1. Como respondi no outro comentário – que aprovei, por sinal – vc tem todo o direito de agir como quiser. Sua falta será sentida, mas não podemos te proibir de não voltar mais, ainda que por um motivo absolutamente injusto. Seu post tá publicado, assim como a nossa resposta, pra todo mundo ver que vc saiu porque quis. Porque não soube compreender que, quando vc sai de férias, a gente tb sai. Abs.

  10. bia

    Isso é horrivel…faz tempo q sai do tumblr e não tava sabendo d nada…q canalha…espero q ele ou ela pague por isso…

  11. W@ll@ce

    Essa temporada esta tão ruim que estão preferindo morrer do que assistir kkk

    1. Suicídio é motivo de piada, mesmo, amigo. Taserto.

  12. Ana celia

    Infelizmente a influencia de outros na vida pessoal, inclusive na decisão de cometer suicídio existiu e sempre vai existir. Exemplos: O maior suicídio coletivo do século XX ocorreu em 1978 num lugar chamado de “Templo do Povo”, a igreja fundada pelo reverendo Jim Jones, que influenciou várias pessoas. Protagonistas dessa tragédia eram todos norte-americanos: o próprio reverendo Jones, que guiava aquele culto batista “como um pai, e em nome do Pai”, as mulheres, os homens, os adolescentes, as crianças. Todos os 908 membros do culto foram encontrados mortos. A maioria tinha bebido suco de uva com cianeto, um veneno mortal.
    Em 1997, no maior suicídio coletivo no território dos EUA, os 18 homens e 21 mulheres encontrados em camas na mansão do pastor Marshall, tinham entre 26 e 72 anos. . O pastor era o líder da seita Heaven’s Gate (Porta do Paraíso) e acreditava ser a reencarnação de Jesus. Todos estavam vestidos de preto e cobertos com um véu triangular roxo. Bolsas de viagem, arrumadas, estavam ao lado das camas. Os exames indicaram que as mortes foram provocadas pela ingestão de uma mistura de álcool com o barbitúrico fenobarbital, um coquetel que os suicidas não ingeriram simultaneamente, mas em pequenos grupos, ao longo de uma semana. Não havia marcas de violência e todos usavam o mesmo corte de cabelo, tipo escovinha. Documentos revelaram que os mortos vieram de vários lugares dos EUA e que a maioria tinha formação universitária. O motivo foi algo tão louco que segundo uma mensagem encontrada, todos tinham partido para uma nave espacial próxima ao cometa Hale-Bopp, visível aos terráqueos somente a cada 4.200 anos.

    Em 2008 participei de um grupo de profissionais da saúde, aqui em BH, de assistência á jovens de uma escola municipal que haviam feito pacto para o suicídio. Após a morte de 8 jovens conseguimos entrar no grupo e trabalhar com o mesmo.
    O suicídio entre os Kaiowá e Guarani já ocorre há tempos e acomete, sobretudo, os jovens. Entre 2000 e 2011 foram 555 suicídios entre os Kaiowá e Guarani motivados por situações de confinamento, violência aguda e variada, afastamento das terras tradicionais e vida em acampamentos às margens de estradas. Nenhum dos referidos suicídios ocorreu em massa, de maneira coletiva, organizada e anunciada.
    O caso mais recente de pacto para morrer foi das jovens do Rio Grande do Sul, que aconteceu em outubro de 2014.
    Albert Camus escreveu certa vez: “O suicídio é a grande questão filosófica de nosso tempo, decidir se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma pergunta fundamental da filosofia.”.
    Apesar das religiões, em sua grande maioria, considerarem o suicídio como algo pecaminoso, a sociedade atual, em alguns países, considera essa possibilidade. O suicídio medicamente assistido (Eutanásia, ou o “direito de morrer”) é uma questão ética atualmente muito controversa que envolve um determinado paciente que esteja com uma doença terminal, ou em dor extrema, que tenha uma qualidade de vida muito mínima através de sua lesão ou doença.
    Enfim, vivemos numa sociedade onde é pregado, cada vez mais, a felicidade suprema á todo custo e a negação da nossa finitude. Há a “proibição” da tristeza, do luto, pois essa logo é medicada. O morrer não é mais discutido nas famílias e é até jogado para escanteio. Desculpem-me pelo tamanho do texto, mas sou psicóloga Tanatóloga e me senti no dever de escrever algo á respeito.

    1. Adorei seu post! Obrigada por deixá-lo aqui pra todo mundo conhecer melhor os domínios de Tanatos. Beijos!

      1. Ana celia

        Pode parecer loucura Vicki, mas amo Tânatos. Quando assumimos sua magnitude e sua presença vivemos muito melhor. Ao conscientizarmos que não somos infinitos, que ninguém sai vivo dessa vida passamos a valorizar cada instante, cada pessoa, cada momento como se fosse o último, pois um dia, de fato, o será.

Leave a Comment