[Análise Hunter] Brother’s keeper por Su Candido

Olá queridos hunters!!

Como em toda season finale, todos nós aqui do Supernatural is life fazemos análises do episódio, e desta vez teremos alguns leitores convidados também participando!!

Resolvi escrever a minha ainda no calor da emoção. Acabei de assistir ao episódio e emoção não me faltou! Eu acompanho a série há 10 anos, esta foi minha décima season finale e eu ainda não me acostumei! Ainda bem! A paixão, a ansiedade, a curiosidade ainda me acompanham quando o assunto é Supernatural.

Confesso que estou tão Xô (chocada) que nem me lembro direito da ordem dos acontecimentos do episódio!  Então vou comentar apenas o que me pareceu mais revelante, o que de fato ficou gravado na minha curta memória!

Os 3 ingredientes para fazer o feitiço sair do braço de Dean foram uma boa sacada! E quem diria que Rowena é capaz de amar alguém! Mesmo que seja do jeito louco dela. Castiel procurando Crowley foi ótimo também, gostei quando ele disse que Crowley não faz parte da lista de contatos telefônicos dele. Crowley obviamente foi atrás dos ingredientes, crente que iria aproveitar e se livrar de sua mãe…oh Crowley, querido, nós nunca conseguimos ganhar de nossas mães!

Senti um aperto no peito com as cenas de Dean indo cada vez mais para o lado negro da força. Gente, o coitado do caçador amigo deles, pobre alma! E mais um para Dean colocar em sua lista de culpa. Não sei como Sam e Dean sobrevivem sem terapia todos esses anos. E fiquei surpresa ao ver que Dean chamou a Morte, literalmente, para um bate papo. Achei fofo ele ter levado as coisas que a Morte gosta de comer, nada como uma chantagem emocional, não é?

E finalmente vimos qual era o bilhete que Dean escreveu para Sam. E meu peito doeu. Ao deixar Baby para Sam, Dean fez seu testamento!

E então começaram as cenas que me fizeram perder o ar. Primeiro Dean pede à Morte que o mate. O que fez sentido, como último recurso. E qual não foi minha surpresa ao ver que Ela não pode faze-lo. Sem bem que, pensando bem, era de se esperar, se Caim não podia morrer era porque a Morte nada poderia fazer. E então ela diz aquilo que temíamos: A solução é a morte, mas não a sua e sim do seu irmão!

Daí amigos, eu comecei a roer as unhas. A profecia de Caim estava prestes a acontecer! Dean mataria o irmão, ainda que pra uma boa (?) causa! Não, eu acho que nunca iria suportar isso! Dean matar Sam seria a pior coisa a acontecer! A essência da série é a união e o amor dos irmãos, e de repente um mata o outro? Tudo bem, você pode me dizer que seria para o bem maior, que se isso não acontecesse, um mal enorme cobriria cairia (ou subiria) sobre a Terra, que dois irmãos não podem ser mais importantes que a humanidade, que para o plot da série seria bom e bla bla bla

Eu não me importo!!! Tudo bem, talvez eu não me importe porque é ficção e não estamos todos correndo o risco de ser afetados pela Escuridão maior. Mas pra mim, o importante é Sam e Dean juntos, lutando um pelo outro, salvando pessoas, caçando coisas o negócio da família! Então quando Dean pediu para Sam fechar o olhos, quase morri! Pensei que ele iria de fato matar o irmão e junto com isso enfiar uma faca no meu peito!

E Sam, queria tanto que o irmão se salvasse, que estava disposto a sacrificar a própria vida por ele. Sam, que nunca deixou de acreditar que o irmão, apesar da Marca, apesar de tudo, ainda é uma boa pessoa. Ainda tem um coração bom e não merece se tornar um monstro, porque não seria justo Dean se tornar um monstro depois de tudo o que ele passou. Sam nunca desistiu disso. E  quando ele colocou as fotos da família no chão e pediu para o irmão se lembrar deles quando voltasse ao normal, ele venceu a luta contra a marca com seu amor. Dean conseguiu vencer o mal maior, por conta do amor por sua família. E eu achei fantástico!!

E matou a morte! Será gente? Eu acho que a Morte não morreu! Acho que só está machucada, talvez? E se ela voltar…eita! Será o fim dos irmãos! A própria Morte disse que não podia morrer e que ela mataria até Deus…sei não!

Outra coisa que eu adorei neste episódio e nesta temporada foi Rowena. Diva maravilhosa! Má! Gente, ela matou a única pessoa que ela já amou só para conseguir fazer um feitiço! E não se enganem pensando que ela fez isso por Dean, óbvio que não. ela fez por ela mesma, e ainda saiu poderosa com o Livro! Gente, ela tem o Livro! Essa será uma vilã perigosa para os meninos enfrentarem! A cara de espanto do Cas e do Crowley quando ela conseguiu sair triunfante, foi maravilhosa!

Okay, Cas e Crowley. Vou fazer uma confissão agora, talvez alguns me odeiem por isso: Por mim os dois podem morrer nesta luta que vão travar no próximo episódio. Sério, já deu o que tinha que dar! E o que diabos aconteceu com Cas, o que Rowena fez? Eu pensei que ele mataria Crowley hoje, mas não acredito que isso aconteça…vamos acompanhar!

E pra finalizar, o que mais me agradou neste final, foi o fato de finalmente Sam e Dean voltarem a lutar juntos! Os dois contra o resto do mundo e não novamente um tendo que salvar o outro, porque sinceramente isto estava muito repetitivo! Não sei o que essa escuridão vai causar, o mal que ela trará, mas sei que Sam e Dean Winchester vão lutar, juntos, contra ela.

Carry on hunters!!

PS: Só eu queria que o Impala tivesse capotado com os dois dentro e no final tocasse Bad Moon Rising igual na finale da 1ª temporada?

 

 

 

 

 

Related posts

78 thoughts on “[Análise Hunter] Brother’s keeper por Su Candido

  1. Aleh Z

    Su, pelamordedeus que episódio!!! A única palavra que encontro nesse momento é FANTÁSTICO! Ainda no calor da emoção, quase infartei quando Dean levantou a foice, mas no fundo sempre acreditei que a única pessoa nesse mundo a quem ele jamais mataria seria o Sam.
    Doeu ver o Dean descontrolado, doeu ver as lágrimas pelo rosto do Sam se sacrificando pelo irmão, chorei.
    Achei meio “volta às origens” a cena final, e totalmente Amei isso.
    Simplesmente FANTÁSTICO!

    1. Também adorei esta volta as origens!!! Foi muito bom, vamos ver o que a 11ª nos reserva!
      Abraços!

  2. Victor Hugo Lopes

    Sem palavras.
    Foi exatamente como eu pensei.

    Não estou com mente nenhuma para fazer uma analise concreta para colocar aqui ( quem sou eu, mas vou aproveitar a oportunidade que o grupo deu e mandar a minha para o email )

    Já vi uma vez,duas, fiquei abismado, intrigado..

  3. Victor Hugo Lopes

    Acho eu que eles deixaram uma abertura para a volta de algum arcanjo ou do próprio Deus.
    Miguel, Lucifer, Gabriel ( ?? ), Chuck..
    Sem esquecer do Metatron.. Ele deve saber de algo sobre, já que era o escriba de Deus.
    Será que existe outra tábua, uma apenas para o darkness ?
    Ou será que está junto com a tábua dos demônios, que o Metatron tem ?

    Só em outubro vamos saber..

    1. Quero ler sua análise, você tem boas ideias!!!
      Obrigada por comentar!!!

  4. Sheila

    Adorei a análise e concordei com (quase) tudo… rsrsrs… eu não quero que o Crowley e o Cas morram.

    Eu já esperava um “final sem fim”… Sem algumas respostas… agora é esperar a 11ª.

    Ahhhhhhhhhhhh!!!

    1. Vai ser dura essa espera!! Mas tenho certeza que valerá a pena!!!
      Abraços!

  5. Junior Martinez

    Vou ser bem sincero, assistuo SPN desde 2005 essa foi a pior season finale da serie.

    Simplesmente patetico a forma como perderam o gancho da morte e a marca.

    Concordo que Castiel e Crowley já estão chatos, mas merecem um final digno, outra coisa pra que dar aquele poder ao Crowley no 22 se ele iria morrer de uma maneira tao absurda no 23/10 ou 01/11.

    Infelizmente acho que os diretores estão perdidos e deveriam finalizar logo a serie trazendo lucifer de volta para conseguir terminar a mesma de forma digna. Infelizmente é minha opnião tinha gostando muito da 9ª e 10ª temp até hoje.

    1. Obrigada por comentar! Discordo um pouco de você, gosto do rumo que a série está tomando!
      Abraços!!

  6. Eu

    Eles simplesmente deixaram o gancho para tudo retornara todos os personagens mortos, todos os monstros.
    Todos os demônios livres do inferno.
    Tábua do metraton vai ser bem útil.
    Pra mim Darkness é o inferno e assim como todos os anjos caíram na terra todos os demônios e mal subiram.

    1. Seria bem interessante se todos voltassem, já pensou? É uma possibilidade!!
      Beijos!

  7. Eu

    Na series finale eu imagino Carry On Wayward Son sendo cantado por todos atores principais que já passaram pela série

  8. Eliabe

    Morte disse que não podia matar o Dean com a Marca. Mas ele podia remover a Marca (E depois matar o Dean, obviamente). Duas coisas me decepcionaram nesse final.
    A primeira delas : A morte da morte. Sinceramente, foi ridículo, um final ridículo para uma figura tão importante.
    E por último : Dean e Sam se colocando acima do mundo. Sinceramente, a essência da morte é todo esse legado histórico dos caçadores, essa vontade de combater o mal. E no momento em que eles deixam isso de lado para salvar um ao outro, me desculpem, mas tudo aquilo perdeu o sentido.

    1. Eu acho que a Morte não morreu, acredito que ela voltará, vamos ver.
      Sobre os irmãos colocarem o outro acima de tudo e todos, tem sido assim desde a primeira temporada, então eu não estranhei!
      Abraços e obrigada por comentar!!

      1. Ana Célia

        Também acho que a morte não morreu. Ela é muito intensa para acabar assim.

  9. Michele

    Concordo com você só em um ponto eliabe, pensei que morte teria uma morte mais a altura,afinal ele foi lenda desde a quinta temporada E talz, qunto aos irmãos, a essência da série sempre foi essa,um se sacrificar pelo outro, se pensar po esse lado dr não passar por cima do mundo, não existiria nona temporada, pq Dean preferiu salvar” o Sam a fechar os portões, então é claro que Independente da situação a família sempre será mais importante

    No mais amei a season finale, linda e perfeita

    1. Eliabe

      ” A essência da morte ”
      Eu quis dizer ” A essência do seriado ”…
      Ainda estava com Morte na minha cabeça.

  10. Michele

    E mais, como sempre a atuação de Jared e Jensen impecáveis, amei a parte em que ele pede pRO Sam fechar os olhos (amo demais a relação desses dois)também fiquei com o coração na mão, mas sabia que ele não poderia fazer isso, pensei:ele pode tentar matar e o cas aparece pra salvar o Sam, mas aí lembrei: o cas não pode! aí fiquei louca, ele não poderia mesmo matar o seu irmão ,não é de sua natureza
    #11 temporada chegue logo sua linda

    1. Também prendi a respiração quando Dean pediu para Sam fechar os olhos!!! Ainda bem que no final deu tudo certo!
      Beijão!

  11. gui

    Não acho que a morte morreu, até porque a “reação” dele ao ter a foice atravessada no corpo NÃO foi de espanto ou dor ou “o fim” dele, na verdade demonstrou emoção nenhuma e outra coisa, se lembrarem bem na 5º temporada a foice que Dean usa para “supostamente” matar morte, é diferente dessa deste episódio, ela é bem maior e mais robusta do que aquela que apareceu na 5º, ou seja, não é a mesma arma.

    Mas caso a morte tenha morrido, simplesmente foi estupidamente ridículo, uma figura tão onipotente quanto Deus morrer de forma escrota, os produtores estão superestimando o personagem principal da série. Matar a morte significa ferrar com a ordem natural das coisas, imagina agora se não há ceifeiros, pois não há morte? ninguém mais morre no universo inteiro.

    1. Eu também acho que a Morte não morreu, e quando/se ela voltar estará bem brava!!
      Abraços e obrigada por comentar!!

  12. Noob

    Não creio que a Morte tenha acabado ali, eu acho que ela pode fazer a introdução da próxima temporada (supostamente ninguém sabe sobre a escuridão fora ela), não para ser boazinha (depois dessa acho que acabou a relação) com os irmãos, mas para informar o tamanho da M que fizeram e que agora não terão sua ajuda para nada.

    Sinceramente seria um final digno se terminasse agora, injusto, mas digno.

    Acho que já estão forçando muito a história, agora vão enfrentar algo que Deus teve de guerrear contra… DEUS.

    Não acho isso nem o pior. Castiel continua sem ter algo concreto para fazer na série, Crowley ganhou uma rixa com uma Rowena que agora está absurdamente forte e Metraton está MIA.
    Ainda tem muito plot aberto.

    Gosto muito de Supernatural, nem tanto pela história, mas pelos personagens. Porém acho que está na hora mesmo de dar um fim na saga.

    1. Eu acredito que o fim está próximo, mas acredito sempre no poder dos roteiristas para me prender a história. Não acho que a Morte tenha morrido, mas vamos ver né?
      Obrigada por comentar!!

  13. Michele

    Acabar naooo
    que venha mais temporadas, eu gostei muito do plot dessa temporada, muito mesmo, não acho que a história esteja vaga

  14. muniz

    eu ainda não entendi, alguém pode me explicar porque o dean teria que matar o sammy? por favor, alguém me explique, eu fiquei muito pensativo do porque disso, acho que não entendi

    1. Porque se ele não matasse o Sam, este iria querer fazer de tudo para trazer o Dean de volta, e consequentemente tirar a marca do braço dele.

      1. muniz

        aaataa obrigado ^^ mas então foi a morte que queria que ele matasse sam, isso??

  15. fernando juner

    Pensem bem, relembrem os fatos. Se a morte morreu, por que a rowena conseguiu matar a pessoa que ela ama ? Para mim a morte faz parte da escuridão, e fez todo um teatro para poder recuperar o seu poder total. Lucifer tinha poder sobre ela, talvez seja isso que Deus tinha incumbido a lucifer. E agora a morte faz o inferno subir para a terra e meio que suga o poder dos demonios? algo assim… Assim poderia se explicar o crowley ficar vivo… como se na hora que o cas fosse matar ele, ele simplesmente sumisse pois todos os demonios foram invocados pela escuridão. sei lá. muita informação kkk

    1. Olha, não é uma ideia tão má assim! Será? Vamos ver se algo assim acontece!
      Obrigada por comentar

  16. Raynan

    Meeels Deeeels!!!
    Ainda to na emoção também, acabei de ver o ultimo ep. e tô literalmente sem palavras!!
    Eu concordo com Victor, com toda a escuridão de volta, muitos personagens voltarão, e um que não apareceu na quinta temporada com certeza aparecerá, Lazarus Rising detected!! haha
    Deus, Miguel, tio Lucy, e Metatrom que está de Boas com a Placa dos Demonios. Enfim, tenho que assistir de novo pra entender melhor isso!

    1. Eu vou adorar se isso acontecer!!! Seria muito interessante ver os irmãos enfrentando antigos inimigos!
      Obrigada por comentar!

  17. Noob

    Não é vaga, mas solta demais. Eu acho muita coisa para se tratar ao mesmo tempo, algumas até parecem não ter objetivo, sendo que terão de introduzir e desenvolver um novo inimigo e tema.

    Castiel teve dois arcos nessa temporada, pra que? Foram importantes pro personagem até certo ponto, mostrar que ele está “perdido”, mas isso todos já sabiam, não precisavam de tantos episódios mostrando. Por ser um anjo, não pode ser usado no dia a dia dos irmãos (poderoso demais para casos normais), então terá de ter algo só dele.

    Crowley teve todo um processo (que estava interessante) de humanização, mas no penúltimo episodio voltou a ser a figura do rei soberano de fato, acima de todos. Está com treta contra a mãe, que agora possui conhecimento do que é provavelmente a magia mais forte de Supernatural, até ai tudo bem, porque ela provavelmente será peça chave para resolver essa situação.

    Metraton está sumido, mas por ser o escriba também é natural que volte a aparecer e já tenha alguma ligação com a nova história, mas com certeza vai tentar tirar vantagem de algo e ai já é mais coisa pra entrar.

    Como falei não curto a série pela história (não que seja ruim), acho que ela é bem redondinha. Os personagens e suas relações são o ponto alto pra mim, todos encaixaram muito bem e são interpretados de forma excelente. Só não vejo muita coisa a se trabalhar mais. Ambos os irmãos já escolheram um ao outro, acima de todas as dificuldades. Acho que já está na hora de encerrar por isso.

  18. FODA! WINCHESTER CO-INDEPENDENTES QUE SE Dane o mundo kkkkk

    Que rapidez Suelen bateu record , por mim EU AGRADEÇO SUA ESPERTEZA !

    Eu vou confessar que o episodio apenas esquentou pra mim, quase lá pro fim .

    Aquela coisa de Dean surtando ,pirando, executando os caras ,quebrado o quarto pareceu repetitivo. Embora eu esperava que houvesse reação da violência acentuada no final.

    Outra coisa:

    Preferiria Crowley sem meio termo , o cara é mal, ou não é.

    Com relação a mamãe Rowena . Que Diabinha ela é. Interessante são Sam Castiel Crowley: pensa bem, depois de tanto tempo de estrada , deram muito mole pra bruxinha. Ela praticamente influenciou todos acontecimentos futuros. Bem ,Cada um tem a mãe que merece , mas Crowley exagerou. kkkkkk E agora a bruxa esta com toda literatura do mal em suas mãos . Que raiva nem pra isto Castíel prestou. Mas que diabo de anjo ele é ?

    Eu juro que pensei que desta vez ele ia morrer .Mas não foi …Sniff

    Alias desnecessário sua participação a temporada toda. (Por favor produtores de logo um seriado so pra ele )

    Por ultimo , vem a empolgação. Dean deixando o bilhete no quarto. E convidando a morte pra fazer pequinique . Hilário! Ri muito .

    E Sammy indo salva-lo . Socos palavras cortantes , e desesperadas. E Sam trazendo para o meio da batalha as fotos da família, se doando, o ultimo sacrifício . Eu chorei…( Close yours eyes Sammy )Yes ! Deixe com Dean.

    E mas uma vez, ele escolhe fodidamente a vida do irmão . Eu que pensei que desta vez , depois de tanto estardalhaço pela morte de Charlie ,ele levaria para o Céu esta historia .kkkk

    Olha que legal seria :Sammy Dean heaven. Fazendo vizitinha para Bobby.

    (Estraga prazer )

    Enfiou foice na morte kkkk Mas …Espera ai…. como pode matar a morte? Pode ? Então é a foice que tem o poder,e não o cara que a impunha ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Loco loco loco.

    Afinal de contas, o cara (a morte )não era um dos cavaleiro do apocalipse. Vamos ter de volta o apocalipse ?

    Sera que Lucifer ressurgirá na temporada 11 ? Juntos com ele , uma terça parte dos demônios mas horrendos do mal. Sera?

    Oh meu Deus,agora é o fim! Vão apagar o sol .kkkk

    Uma coisa é certa, Dean e Sammy irão certamente sair livres deste buraco . A escuridão não vai engolir os Winchesters. Baby vai corre como diabo foge da cruz.E nós vamos esperar até que chegue o fim do ano para uma nova temporada.

    Suelem acredito que certamente não dormiu esta noite . E como sempre fiel ate o fim. Parabéns foi mas uma missão cumprida com muito amor. Abraços .

    1. Você é uma querida!!! Eu simplesmente adoro os seus comentários, porque são sempre escritos com o coração! O que será de nossos meninos na próxima temporada? Eles estarão juntos e isso é o que importa!!
      Grande beijo pra você!

  19. Rodrigo

    Será que Dean está recuperado mesmo? Achei ele tão apático. Mesmo sob “influência” da marca, disse muita merda pro coitado do irmão, que levou tudo na boa. Que amor é esse?! A cada ano fico mais admirado com o caráter magnífico desse personagem.

    1. Rodrigo

      E quero ver Dean voltando a ser o “irmão-babá” que muitos detestam. É isso que eu mais curto nele.

    2. Acredito que Dean voltou sim ao normal, acho que só estava chocado com a remoção da marca, ele não estava esperando isso acontecer. E com certeza ele voltará a ser o irmão super protetor!!
      Abraços!

  20. Walisson

    Foi fodastic, eu axo q a morte morreu msm, a foice é parecida, só q maior, e pelo q tudo indica, a Rowena transformou o Cas no cachorrinho dela e mandou matar The King of Hell, sepá o cérebro do Cas derrete e ele morre depois de enfiar a faca no Crowley. No final a escuridão sobe na terra, provavelmente todos os demônios saem e um novo apocalipse começa, quem sabe o tio Lu volta, Metatron tem a tabua, ele pode fechar os portos do inferno e banir tudo, ou Deus pode aparecer e na season finale e dar um fim ao seriado e falar pros irmãos q a luta deles acabou e q eles podem descansar com a família deles. Seria perfeito acabar o seriado na 11 ou 12.

  21. Walisson

    Outa coisa, ñ me lembro do Sam ter refeito a tattoo anti possessão =D

    1. Várias dúvidas ficaram no ar, vamos ver como eles irão resolver! E de fato, também não sei se Sam refez a tatuagem! Tomara que sim!!
      Abraços!

    2. Lule

      Oi Suelen uma análise na flor da emoção, bem a sua cara.
      Aquele bilhete, três pequenas palavras e uma longa história. Nó na garganta, coração acelerado e não era nem o começo.
      Ao SPN.

      1. Lule

        É gente cansaço faz isso nem percebi que tava trocando os comentários. Aqui era pra partilhar com o Walisson a mesma dúvida sobre a tatuagem. É uma das poucas curiosidades que tenho. SPN adora fazer isso com a gente.

      2. Sim, adoro fazer análises com a emoção aflorada! E teve muita emoção neste final de temporada, não é?
        Abraços!

  22. Dean matou a morte??? e a morte lá morre??? essa morte o testou , isso sim… e ele passou no texte ao escolher o irmão… mas como retaliação a escuridão chegou… o apocalipse chegou, a terra em profunda escuridão…e… começar de nôvo… e contar um com o outro… e lá vão os dois irmãos para a temporada 11… acompanho a série desde que começou… se formos comparar os episódios iniciais com o de hoje, quanta água rolou, quantas histórias já foram contadas e quanta imaginação tem que terem os roteiristas para tanta coisa… eles se enrolaram muito em muitos aspectos, essa coisa de céu, inferno, anjos, arcanjos, rei do inferno com mãe bruxa… é muita viagem…kkk… mas a gente gosta e desculpa até os erros…
    Adorando tudo… só espero que os roteiristas possam levantar o Cass e O Crowley ainda dê o troco nessa bruxa ardilosa que nunca o amou e nunca cuidou de seu menino desde pequeno…
    Rowena… a nova rainha do inferno agora… será que o rei do inferno vai se deixar abater assim???
    Que venha a temporada onze, pena termos que esperarmos, podia ser semana que vem já…kkkkkk…
    Namastê á todos!!!

    1. Então acho que a Morte não morreu coisa nenhuma! Mas vamos ver né? 10 temporadas de loucuras e vamos até o fim com eles!!
      Grande beijo!

      1. Beijos e gostei da sua análise, muito precisa e bastante empolgada com o que viu… passou o que deu na maioria de nós, uma empolgação, e no final foi o ápice dela, ao ver aquela fumaça negra pegando em cheio o carro…

  23. Bianca

    Adoro suas análises e comentários, Su! Depois de todas as emoções vividas na noite passada, só sinto falta de ler algum tweet do Jensen e do Jared sobre o último episódio, como eles costumam fazer na maioria das semanas. E, com a situação do Jared como está, esse silêncio deles me assusta um pouquinho…

    1. Obrigada por comentar e pelo elogio! Não se preocupe muito com o fato dos meninos não comentarem. Jared está em casa descansado, e talvez nem tenha assistido ao episódio, mas ele logo logo aparece e comenta alguma coisa! E Jensen, segundo o guarda-costas deles, está em Dubai, indo para Australia, então não teve como assistir e tuitar. Sábado terá convenção e com certeza Jensen falará bastante sobre o episódio!
      Grande beijo!!

  24. A Menina cantando no inicio do filme, show de bola … amo essa eterna música de Supernatural, aliás todas as que tocam no filme eu gosto…

    1. A trilha sonora é muito legal mesmo!!

  25. Ben

    Olha, esse foi um dos melhores finales que a série teve! Mas o que eu acho:

    – Essa tal dessa Escuridão pode mudar toda a mecânica da série, e eu espero que o faça;
    – Cas e Crowley não merecem um final tão patético. Até porque tá na cara que aquilo não é o fim deles, cortar a cena dessa forma foi proposital para dar continuidade na próxima temporada;
    – A Morte, essa não morreu não;
    – Rowena agora é a super-mega-fucking-blaster witch bitch, e isso por si só renderia mais uma temporada;
    – Metatron fugiu, e com certeza retornará;
    – Eu ainda tenho esperanças do retorno daquele menino anticristo;
    – God is dead?

    1. Concordo com você e realmente, a volta do menino anti cristo seria muito legal!!! E sobre Deus, ainda acho que o veremos, nem que seja na series finale!
      Abraços!

  26. Ana Célia

    JesusMariaJosé!!! O que é isso pessoal!!! QUE LOUCURA!!! QUE EPISÓDIO FANTASTICO!! Esse episódio valeu pela temporada toda e a fechou com chave de ouro, ou melhor, com um tufão de fumaça negra que é o mal, a Escuridão tomando conta do nosso mundo!!
    Errei feio ao achar que Rowena fosse morrer e agora que ela se apoderou do Livro dos Malditos, ela se tornou a toda poderosa. Como ela teve coragem de transformar Castiel? E ai esta toda a trama da 11º temporada: “DemonCas” e Crowlei humano?. Não acredito que Cas consegue matar Crowley. Penso que Dean e Jared irão atrás da Rowena para detê-la
    Observaram, no inicio do episodio, no close que deram nos olhos de Jared e o tanto que estavam verdes?
    A cena de Crowlei fazendo Castiel implorar para ajudar Dean foi gratificante e foi um momento pra relaxar e dar uma respirada.
    Achei desnecessária as cenas do seqüestro, a morte da garota e a presença dos caras vampiros, pois tudo passou muito rápido e não ouve muita explicação.
    A fúria de Dean após ver no espelho as imagens de Castiel ferido e de Rudy morto, foi assustador. E mais uma vez Jensen dá um show de interpretação.
    Quando Sam encontra as chaves do impala e encontra o bilhete deixado por Dean, onde diz “elas são suas”… Deu vontade de chorar. Pensei que ali ele já havia sucumbido á marca de Caim.
    O banquete que Dean preparou para a Morte foi ótimo, foi outro momento para um relaxe, um acomodar os nervos para continuar com toda aquela ansiedade.
    Surtei quando Dean quis matar Sam, não era o Dean ali. Ele ali lembrando o mau que ambos, ele e Sam, fizeram, o encontro, o balanço… . E Rowena fica naquela conversa com Castiel e Crowley e nada de fazer o feitiço para retirar a marca. E paralelamente Dean querendo matar Sam. Que sufoco!! E se Dean matasse realmente Sam e depois ela retirasse a marca?
    Quando Sam aceita o desfecho: morrer pelo dean e chora… puts!!! Chorei junto com ele!! Que sena forte! Jared esbanjou talento nessa interpretação. Quando a Morte entregou a foice para o Dean e diz: ”Faça-me as honras”, não acreditei! Não!!! E Sam se colocando para ser o sacrifício e aí… “Feche os olhos. Sammy feche os olhos” Dean se dobra, a voz treme… E aí vêm as fotos… Porem mais uma vez, na hora H, Dean volta a ser o Dean, o irmão mais velho: o protetor, o guardião de Sam. Mas Dean matou a Morte?
    Achei triste e fiquei com pena de Rowena, ela amando Oskar e tendo que mata-lo.
    Deuzinhodocéu, como sofri nesse episódio!! Mas de novo. O melhor episodio dessa temporada.

    1. Adorei ler seu entusiasmo em relação ao episódio! 10 temporadas e continuamos a nos surpreender e emocionar!
      Grande beijo!!

  27. Fã decepcionado.

    Olha, a série tá meio perdida, principalmente em relação aos personagens ñ principais (Crowler, Castiel e hoje, a morte)

    Foi uma enrolação a temporada inteira, o castiel recuperou a GRAÇA mas parecia que ele continuava humano, FRACO PRA CARAMBA, achava que ele ñ ia tomar uma surra do Dean como no episódio anterior, sem ao menos machucar o dean. PORRA, ELE É UM ANJO, COMO ñ PODE FERIR UM HUMANO COM A MARCA? tanto que no episódio anterior, eu tinha esquecido que ele tava com a Graça de volta.

    o CROLWER passa a temporada inteira parecendo fraco e se mostra “fodão” contra Sam.

    E pra fechar com chave do inferno, a morte da Morte, bem, eu PRECISO acreditar que ela não morreu, pois se morreu, será a morte mais patética de toda série. Então um ser tão antigo como Deus morre com uma “foiçada” no BRAÇO por um humano? Tirando que era totalmente previsível que o Dean ñ iria matar o Sam.

    Espero que a Morte não tenha morrido. se morreu, é a prova que sobrenatural está decadente e os roteiristas esquecendo da história das temporadas anteriores e perdendo a noção das coisas. Castiel totalmente perdido, Crowler, ora fraco, ora forte, Morte morta mais facilmente que o vampiro do começo. Enfim, lamentável. Espero que esta “escuridão” traga um rumo à altura que a série já foi.

    1. Concordo com você em relação a Cas e Crowley, mas confesso que no fundo não me importo muito com eles, então pra mim a série está indo bem, apesar de alguns erros, talvez?
      Obrigada por comentar!!

      1. Ana Célia

        Tenho esperança de que Tanto Castiel como o Crowley se reencontrem e se definem nessa 11º temporada.

  28. Igor Neves

    Acho que com essa escuridão maior,vai voltar um novo apocalipse,a morte não morreu quase certeza ela vai aparecer de novo,e muito furiosa,acho que agora vem o fim dos tempos,ate o final da serie

    1. Eu acho que seria um final épico se a Morte voltasse no final e matasse Sam e Dean *corre* rsrsrsrs

  29. Léonzinho

    Ótima analise Su. Quase não consigo escrever de tanto que fui abalado por esse episódio. Acho que volto amanha pra comentar mais… porém não posso deixar de expressar minha satisfação com o plot da marca de caim e dá reviravolta que fizeram neste final com a revelação da marca como “selo” que tranca o mal maior.

    Acredito que se os demônios que escaparam do inferno, no final da 2ª temporada, causaram bastante estrago, a escuridão não ficará pra trás.

    A morte não morreu. Pela transformação em barro, acredito que só a casca foi destruída (o que será uma pena).

    Se Foi Deus quem baniu a escuridão no inicio, provavelmente ele se fará necessário da 11ª temporada… e que temporada será! 🙂

    Rowena fez exatamente o que eu previa, mas mesmo assim fiquei surpreso. Ela se encaixou tão bem na série que torço para que ela dure mais que Abaddon.

    Crowley e Castiel (embora esperasse um Crowley bem mais malvado) não fizeram muito diferente que no resto da temporada… Acho que os dois podem voltar a ser recorrentes… rs

    Olivete… Entregou o segredo de Rowena! Fiquei louco pra ver uma “vingança”, mas tadinha… já é um hamster… kkkkk

    Enfim. Foi uma Final digna pra esta temporada, que pra mim, está entre as melhores.

    PS.: Possessão. Estava com saudades! Acredito que a escuridão precisará de cascas! Já estou ansioso!

    1. A aparição de Deus seria incrível e diferente! E também estou empolgada para a próximo temporada e o plot da escuridão!
      Abraços e obrigada por comentar!!

  30. Richard

    Ótima análise Su. Sobre o ep: é claro q a Morte n morreu né gente, impossível ela morrer daquele jeito, impossível ela morrer né shauhsauhsu(É a Morte ora).
    E pelo final da temporada, acho q a série pode se reencontrar e voltar a ser tão boa novamente. Dá pra criar boas histórias com essa tal Escuridão, seria mto massa se Lúcifer voltasse e quem sabe até Deus, ou pelo menos que explicasse o tal sumiço de Deus.
    Outra coisa tbm, li em um comentário ai sobre o menino anti cristo. E realmente n lembro do q aconteceu com ele na série. Alguém pode me lembrar q fim ele levou?

    1. Também gostaria que Lúcifer voltasse!!! E sobre Jesse, o menino anti cristo, Sam e Dean o deixaram ir embora com a promessa de que ele não faria mal a ninguém. E nunca mais o vimos.

  31. Reinaldo J. N

    Acredito que será a última temporada da série, pois agora voltaram ao inicio do princípio. Fora isso não vejo outra história que possa ser feita.

    Vejo que a história está sensacional, totalmente ligada ao conceito bíblico, porém vendo assim, não terá história para continuar. Creio que a 11º temporada será a temporada final e que dará todas as respostas.
    Chuck: está vivo, morto? o que faz, o que é? Seria Deus, mas sem saber? (há teorias que dizem que sim).
    Caim: a morte do caim foi muito escrota. Ele como sendo o primeiro demônio, não teria um fim daquele tipo. Até Abaddon que era uma meio termo, ao meu ver, teve uma morte mais plausível. Penso que ele ainda está vivo.
    Lúcifer ficará eterno na gaiola? Sério? Acho que não.
    Metatron, o que está fazendo? Vai ser esquecido??
    Rowena: Linda, perfeita demais! ♥ hehe o que fará agora com tanto poder? :O
    Morte: a morte não pode morrer, pois até ela mataria Deus. Se ela pode matar Deus, então ela é mais que Deus. E Se, a Morte for DEUS? Seria muito top também! =D

    Penso que agora vai ser a hora em que tudo isso vai ser resolvido, e aí sim, a série terá um final surpreendente e foda.

    1. Olha, nunca tinha ouvido alguém sugerir que a Morte seja Deus, e pensando bem, é uma ótima ideia!!!

    2. Léonzinho

      Gostei de suas observações.

      Bem tenho algumas possíveis respostas sobre algumas:

      – Chuck, ele de fato tem que ter morrido, pois um novo profeta só é revelado com a morte do anterior e Kevin veio em seguida.

      – Caim, se a escuridão foi libertada, então ele tem que estar morto, pois a chave e fechadura ainda existiria.

      – Acho que Lúcifer sairá da Jaula na próxima temporada (afinal, a marca era responsabilidade dele kkkk)

      – Concordo com você que a morte não pode ter “morrido”. Estou na expectativa apenas por uma troca de casca. rsrsrs

      Vamos aguardar e ver o que virá né! rsrsrs

  32. junior

    Otima analise, parabéns!
    Quanto as teorias surgidas sobre a escuridão, eu não acho que é algo que ja tenhamos visto, pois é algo que Deus e os arcanjos enfrentaram antes de haver a terra, não haveria sentido ser lucifer e companhia…
    Penso que será um inimigo completamente novo, e que vai tocar o terror kkk
    Só nos resta esperar que não seja uns leviatãs 2.0 e sim algo realmente ameaçador.

    1. Também estou torcendo para a Escuridão não ser Leviatãs 2.0! Vamos ver o que a 11 nos reserva!
      Abraços!

  33. Carlos

    Uma pequena Análise minha(ou grande rsrs…), vamos ser sinceros pessoal essa temporada foi muito de altos e baixos em questão qualidade, mas o final foi de deixar o queixo cair, as pessoas vão me matar mais ainda maaaas de os tempos atrás a série vinha muito fantasiosa esquecendo das origens contando muito histórias nada haver(o lance do MUNDO DE OZ, me desculpem gente mas aquilo pra mim foi uma viagem daquelas, até tem uma ressalva a série já esta muito tempo no ar então acaba perdendo-se a originalidade). Mas como um fã que sigo essa série por 10 anos estou ainda acompanhando, agora falando desse episódio quando a morte entrou em cena me fez lembrar da sua primeira aparição surpreendente e de ficarmos curiosos com o que tudo iria rolar, quando a morte começou a falar sobre a história a ORIGEM DA VIDA realmente começou a me trazer tudo aquilo que eu sempre gostei e é motivo que sempre acompanhei supernatural SÃO AS HISTÓRIAS QUE VIERAM DE ALGUMA LENDA seja ela lendas urbanas, livros históricos e até mesmo a bíblia… Meus olhos brilharam com tudo aquilo que estava acontecendo e já era lógico que Dean não mataria Sam e ainda acho que a morte volta, não vai ser tão simples matar A PRÓPRIA MORTE, essa 11° temporada acredito que vai ser o renascimento daquele supernatural antigo que era fascinante a cada cena e a cada episódio que fazia nos esperarmos ansiosos como uma season finale a cada semana é quase certeza q o mundo agora será uma eterna escuridão e espero que eles abordem isso por toda temporada E JÁ TA NA HORA DE DEUS APARECER não tem mais como evitar isso esperamos a vinda dele deis da 5°… Agora deus tem que aparecer seja chuckie ou até outra pessoa(estou apostando que seja outra, o chuckie ta com muita evidência pra ser deus, acho que os produtores vão bolar algo mais inteligente) lembro que o erick kripke dizia há uns anos atrás “Deus irá aparecer, mas quando ele aparecer será algo triunfal, algo que realmente ele precisa estar presente” eu acho que esse é momento certo!! AGORA É ESPERAR ATÉ A PRÓXIMA =/

    UMA SUGESTÃO AOS ADMS, PORQUE NÃO FAZEM UMA SUPER MATÉRIA ABORDANDO JUSTAMENTE ISSO “O QUE ESPERAR DA ESCURIDÃO??” FAZENDO PESQUISA DO QUE REALMENTE É A ESCURIDÃO SEGUNDO OS CATÓLICOS O QUE ACONTECEU ABORDAR COM DETALHES… ACHO QUE SERIA MUITO LEGAL FAZER UMA PALHINHA PRA PRÓXIMA TEMPORADA

    1. Olá! Também acho que a série está voltando as origens, e isso muito me agrada!
      Sua sugestão foi anotada, gostei muito!
      Abraços!!!

  34. Moises Oliveira

    Nossa gente, é tanta TANTA emoção por esse episódio! São tantos detalhes em um só episódio que se eu escrever a semana inteira não vai servir haha. Uma das coisas que de cara mais me impressionou nessa temporada foi ver meio que o ápice da atuação do Jared e do Jensen, sério simplesmente incrível DEMAIS!! A completa porém não completa transformação do Dean, com a “ajuda” da marca, ele mesmo sombrio e assustador temia pela marca, se rendia ao medo causado pela marca. E expressou isso como ninguém melhor faria, sem dúvidas! E putz cara, o Sam… onde quase que por toda a temporada só lutou pelo Dean se preocupou viveu dias que não tinha um Norte, não tinha o seu big brother pra guia-lo e ele expressou a desesperança muito bem! E o que foi aquela cena da suposta execução do Sam… ele simplesmente detonou DEMAIS atuando! As lagrimas em um “tempo” perfeito sabem? O desespero, o medo, a esperança, o amor fortíssimo pelo qual se agarrou pra não desistir de tudo pelo qual lutou(Dean)
    E como sempre vimos que a lealdade e amor são as “regras” que ditam a relação dos nossos queridos irmãos, porque o Dean teve a petulância, a audácia e pura arrogância de atacar(é óbvio que não matou) a morte e passar por cima disso tudo e não sacrificar o irmão… e como eu bem li aqui várias vezes e assino embaixo, aquele final foi MUITO old times e com toda a certeza assustador, excitante e animador demais porque pra mim a curiosidade é o ingrediente principal de uma season finale.
    Mas quantos aos outros pontos, porém não menos importantes né rs acho que vai rolar a mesma coisa da quinta temporada com o Cas, ele vai ser destruído de alguma forma e algo vai traze-lo a tona novamente. Já o Crowley… é muito incerto pra mim ainda, temo que ele rode de vez nessa temporada =/
    Não poderia deixar de humildemente comentar a diva, a maior surpresa e possível destaque dessa temporada that evil redhead bitch que me cativou tanto! Pela atuação, pela estética em si da Rowena e pelas eternas reviravoltas dela no Supernatural né? E que me surpreendeu demais ao realente cumprir a parte do trato e remover a marca do Dean e saiu bem a cara dela, fazendo sabe Deus o que com o Cas haha.
    Agora quanto as minhas expectativas e os palpites para a nova temporada, pra mim essa temporada vai ser divina em todo o sentido da palavra… eles estão lutando contra um peixe MUITO grande, talvez o maior de todos até agora! Algo que levou o próprio Deus a ir a guerra, algo que a própria morte teme!! E tenho uma grande esperança em que Lúcifer e Miguel com certeza voltem, porque briga de cachorro grande eles TEM que estar presentes né… por favor rs Metatron com certeza vai vir fazendo algo GRANDE ouçam minhas palavras(leiam no caso né haha) acredito fielmente que o Dean feriu a carcaça da morte, mas com certeza ela vai voltar na próxima temporada! E a minha maior esperança, que finalmente Deus apareça na trama e que seja uma pessoa a altura pra fazer tamanho papel, que por si só basicamente tem o maior peso na trama a maior força de todas acredito eu. Enfim, espero também que ele venha e suba com o Cas e guerreie com ele e o Miguel nessa treta toda aí. Mas é isso, as coisas que mais me chamaram a atenção nesse episódio de final de temporada, e esperanças para a próxima. E que comece a corrosão da minha alma até Outubro haha se bem que to revendo tudo, pra não estar perdendo NENHUM detalhe! Só um ps- o Crowley sem barba eu tinha me esquecido como era, nossa bicho hahahahahahaha… enfim Hunters! Inté Outubro e agora, AGUENTA coração!

    1. Adorei o seu comentário! Ver a sua empolgação e alegria me fazem sentir muito orgulho de nossa amada série! E sim, Jensen e Jared arrebentaram mesmo, maravilhosos atores!

  35. leonardo

    Demorei mas cheguei gostei da sua analise su. Respeito quem comenta aki mas vi algumas pessoas dizendo que ep foi ruim, ok repeito as opiniões, pois enquanto você “fã” critica com seu blá blá, eu curto demais os episódios e esse não foi diferente.
    Bem vamos a esse episódio sensacional, aquela cena do Dean com Sam foi de arrepiar, roei a unha e chorei ao mesmo tempo, pensei por um instante que Sam ia morrer mas ai ele joga aquelas fotos de infância, ali naquele momento me deu mais alivio, o amor dos irmãos foi mais forte que tudo, e depois o Dean “mata” a morte é muita fodice pra uma cena só, a morte não ficou nem um pouco surpreso, é como o Bobby mesmo disse na 5 temporada “ele é morte deve ter uma visão privilegiada” ele sabia que o Dean não iria matar o Sam, agora se ele morreu eu não faço ideia na minha opinião acho que não, um ser onipotente morrer de forma tosca se ele realmente morreu vou ficar frustado na 11 temporada. Percebi também algumas duvidas sobre o darkness, bem vou dizer o que eu acho, quando o Sam fala “vou curar a marca, não importar as consequências” pra mim essa é a consequência do feitiço da Rowena, o darkness, por um momento pensei também que a escuridão tinha a ver com a morte principalmente quando ele fala na 5 temporada “eu não sei qual de nós é mais velho(Deus) nenhum de nós consegue mais lembrar” é bom saber que existe coisas ou seres mais velhos que Deus, sera que o tempo é um deles, eu também gostaria de saber um pouco sobre o espaço sideral, sera que não existe um ser com uma força do espaço sideral isso inclui tudo que compõe estrelas e tal, não pera viajei um pouco, mas na verdade só falei isso por que o SUPERNATURAL tem muita coisa que pode ser explorado, e a escuridão é uma delas to ansioso pela 11 temporada.

    1. Você sabe que lendo seu comentário, me fez pensar no Tempo como um personagem? Já pensou? Mais velho e poderoso do que Deus e a Morte!!!

      1. Fabrício

        Mas aí Sam teria que virar Thor e Dean o Superman! Pelo contrário eles seriam meras formigas tropeçando um no outro no meio de uma luta de gigantes. Hahaha
        Acho que não dá, aí é demais.

  36. cris

    Bad moon rising seria da hora, Su! Ainda to meio sem saber o que pensar (mandei minha analise pro site, e ela está longe de ser grande coisa), mas como fã, PRECISO falar. Isso é normal, ou ja pirei e não me dei conta?
    Eu concordo contigo: Morte não morreu e só tava testando o Dean. Só tô torcendo pra que nem a casca tenha sido destruida, porque isso seria uma pena. Agora é segurar a onda até outubro. Falar da atuação dos meninos é chover no molhado. Mandaram muito bem de novo!

  37. Fabrício

    Fim épico de temporada. Só espero que eles pensem em alguma coisa para a escuridão, como faze-la em cg ou qualquer outro efeito especial mas que não a transforme em algum ser humano possuido. Fazer isso com toda força do mal está chato pra caramba!

  38. Carlos

    Muito engraçado a diferença de análise dos meninos e meninas kkk

    – mas como pode ser?? Castiel é um anjo e deu tanto mole…mataram a Morte? Crowley mostrou sua força, mas como a Rowena fez aquilo, 2+2=4…

    -oownn…os olhinhos do Dean! A menina cantando, o amor dos dois venceu de novoooo… Cedê o abraço?

    Merece um estudo rs

Leave a Comment