[ANÁLISE HUNTER] “O brother where art thou”, por Su Candido

Olá queridos hunters leitores! Como sempre faço em minhas análises, falarei sobre as sensações e emoções que o episódio me trouxe, ou talvez sobre as que não trouxe, sem ser muito didática, até porque me perco quando tento fazer isso!

Último episódio do ano, a tão esperada mid-season finale. Eu tenho reafirmado que pra mim está é a melhor temporada da Era Carver. Todos os episódios estão amarrados e têm uma relevância dentro do plot proposto. Os atores estão em sintonia com a história, as escolhas de elenco de  têm sido muito felizes. Gosto desta atriz que faz a Amara adulta, e gostei de todas as outras versões. Adorei as cenas dela com o Dean, os dois têm muita química, ouso dizer que a Emily, atriz que a interpreta fica melhor em cena quando está com Jensen, os dois entenderam bem o que é essa conexão entre Dean e Amara. E eu notei que apesar do beijo entre eles, não é uma conexão sexual, é mais de compartilhamento do sentimento que a Marca trás, é como se ela fosse parte integrante da marca e o que ela causou em Dean, a Escuridão que estava em Dean era Amara (ok, até dá uma excelente fanfiction). Gosto desse embate entre eles, e quero saber como isso se dará no futuro. Mas senti que Dean consegue lutar contra isso, como vimos no episódio em que Amara joga Sam longe e Dean sai do transe, e também nesse, em que ele até que tentou matá-la. Ela tem força sobre ele, mas ele ainda consegue sair dela, em momentos mais drásticos. O que acho interessante é que Amara é vilã, mas até que ponto? Será que ela de fato é tão ruim assim? Porque convenhamos, não está dando pra defender Deus nessa série, se bem que pra mim, a aparição dele tem que ser a cartada final da série. Vamos acompanhar.

Rowena e Crowley são personagens que gosto muito na série, mas notei que Crowley não é mais de fato o vilão número 1. Ainda que ele jogue mais no time dele mesmo, ele não quer de fato destruir os irmãos. Ele hesita, pensa antes, e acredito até que ele se arrepende. A verdade é que ele se afeiçoou aos Winchesters, o que é coerente, se pensarmos que ele quase se tornou humano e ainda tem resquícios disso. Já Rowena não tem compaixão nenhuma pelos meninos, e isso é exatamente o que me faz gostar tanto dela, gosto de vilões que são de fato vilões, que não tem dualidade, são genuinamente ruins. Claro que provavelmente veremos algo de bom nela, sabemos que ela pode amar, porém ela matou o ser amado só para vencer. Gosto disso e me agrada que ela não pensou duas vezes em deixar Sam sozinho com Lúcifer.

Lúcifer. Foi aí que começaram meus questionamentos sobre o episódio. Cada um assiste a série de uma forma, sente de uma forma, se apega a detalhes ou não se apega. Eu acompanhei o fandom animadíssimo no Twitter com a tag #LuciferIsComing e achei divertido, mas eu sei lá, não me animei tanto assim, faria mais festa pelo Bobby, se bem que às vezes é melhor não mexer muito com personagens que já saíram, porque a decepção pode ser maior. Eu geralmente tenho a mente aberta para mudanças no cânone. Não ligo muito se eles não se lembraram que Sam e Dean nunca tinham ido ao Grand Canyon e depois Sam se lembra que eles de fato foram, e outros furos na continuidade. Mas tem coisas que para mim são um pouco sagradas, sei lá, me incomoda um pouco mudanças drásticas demais na história, ainda que sejam bem escritas, ainda que façam sentindo para o plot e até mesmo para a mitologia daquela temporada. E eu não consegui engolir o fato de que Rowena conseguiu chegar até a jaula de Lúcifer lendo as instruções no livro. Tudo bem, o Livro é poderoso, é a melhor arma e etc, mas pra mim era tão sagrado o fato de que para libertar Lúcifer, Ruby ficou 2 temporadas tramando e manipulando para quebrar os selos. E depois, na 5ª temporada, os meninos caçaram todos os Cavaleiros para pegar os anéis e abrir a jaula para jogar Lúcifer lá, e depois Dean teve que fazer acordo com a Morte para tirar a alma de Sam de lá, e Cas foi até lá, e teve todo aquele plot…sei lá, agora bastou um feitiço e puff… talvez eu esteja muito apegada ao passado. Talvez eu, apesar de ainda amar Supernatural demais, ande mais crítica e menos apaixonada. Eu não sei, mas não gostei desta parte, e isso me fez perder um pouco da excitação que todos (ou quase todos) estavam sentindo ao ver ao episódio, os surtos, a ansiedade durante o episódio e o êxtase no final. *Editando: Eu entendi que ouve uma projeção de Lúcifer para esta jaula, com o feitiço, que é outra jaula, me expressei mal quando escrevi e o pessoal me ajudou a notar esse erro nos comentários,  mas ainda assim achei muito simples, muito mexer com o cânone, não gostei*

Mark Pellegrino é um excelente ator, e ele faz aquilo que eu gosto, de ser o vilão sem muitas nuances. Lúcifer é mimado, é ressentido, e sim, ele manipulou Sam e o pegou exatamente no ponto que ele sabia que iria pegar, ele mexeu com a fé dele. Eu gostei muito disso, como eu disse, gosto de vilão que sabemos que vai sempre tentar se beneficiar e se dar bem no final, e que não se importa nem um pouco com o outro, no caso, o pobre Sam.

Jared foi maravilhoso ao expressar apenas com a expressão facial e uma lágrima toda a frustração, medo, raiva, medo de novo (Lúcifer deve ter judiado muito dele na jaula, da outra vez) e angústia. Deu vontade de abraça-lo e nunca mais soltar. Espero que ele não perca mais um pouco da doçura e da fé, só aprenda que só pode ter fé em Dean e em si mesmo. E espero que Dean o salve e que eles, juntos, sigam mais fortes desta vez. Aliás, quero ver como Dean irá reagir ao saber que Rowena e Crowley deixaram Sam lá, e pior, ao saber que ele estava tão envolvido pelo poder da Amara que perdeu a ligação. Espero que ele não se culpe tanto, porque não foi culpa dele, pelo menos eu não o culpo.

Vamos ver as respostas que o próximo nos trará. Talvez as coisas que me incomodaram sejam respondidas no próximo, que é basicamente uma continuação deste. Como Sam sairá da jaula? Ele está mesmo na jaula ou é apenas uma projeção dela? Onde está Miguel e Adam, até onde me lembro, todos dividiam a jaula. Pra onde foi Amara? O que era aquele raio, ou sei lá o que que apareceu no céu? E Dean, vai enforcar Crowley ou Rowena? Nem vou citar Castiel, confesso que nem me lembrei dele! Talvez ele apareça no próximo e ajude a resgatar Sammy.

Gostei destes gifs aqui. Mostram bem a relação entre os meninos, Sam, querendo acreditar em algo, em alguém, em alguma ajuda, e Dean, querendo proteger o irmão.

O título do episódio O brother where art thou (Irmão, onde estás) é o nome de um filme, uma comédia,  dos irmãos Coen. Narra a história de 3 prisioneiros que escapam da prisão e lutam para reconquistar sua liberdade. Se pensarmos bem, todos neste episódio, de certa forma, lutam pela libertação. Amara quer se livrar da dúvida sobre por onde anda seu irmão, Lúcifer quer se livrar da jaula, Sam e Dean da culpa, do medo, do não saber, Crowley da concorrência e Rowena só quer fazer seu grande Coven.

Encerro o ano orgulhosa dos nossos atores, em especial Jensen e Jared que estão cada vez mais maduros como atores, mais talentosos e mais  lindos. Termino feliz com a temporada e com todos os episódios até agora, ainda que eu não termine tão entusiasmada como antes e meio nostálgica. Deve ser meu inferno astral, meu aniversário está chegando! E como presente, quero saber: O que você achou do episódio e da temporada até agora?

Carry on!

Tenham um final de ano Supernatural!

 

 

Related posts

64 thoughts on “[ANÁLISE HUNTER] “O brother where art thou”, por Su Candido

  1. Apom1

    Sou da mesma opinião que você com relação a Lucífer Suelen. Cas na 6 temporada se não me engano falou que não foi fácil tirar Sam da jaula e agora isso, também senti falta de miguel afinal estavam todos juntos. Fiquei com muita raiva dos irmãos se juntarem a Rowena, eles sabem que ela não é confiável então como podem? Confesso que não gostei muito dessa Amara não e muito menos do Dean não ter atendido a ligação de Sam por causa dela e espero que no próximo episódio se realmente Sam estiver preso com Lulu na jaula, Dean caia matando em cima de Rowena, Crowley e quem mais aparecer pela frente e o tire de lá.
    Com relação a Amara acho que ela foi puxada para o céu pelos anjos, afinal não foi isso que um daqueles anjos falou para ela, caso ela não fosse com ele, eles lá em cima iriam buscá-la?
    Adorei sua análise. Bjs

    1. Os irmãos sempre acreditando em que não devem né? Eu espero mesmo que eles comecem a entender que não dá pra confiar em ngm, apenas neles mesmos, mas fico como pena do Sam, que vai perder toda a fé.
      E não engulo esta volta do Lúcifer, estou tentando digerir ahahahahaha mas não dá, não gostei da forma que ele “voltou”. Ai é verdade, a Amara foi puxada pelos anjos, esta parte eu não lembrei mesmo ahahaha
      Grande beijo!!!

  2. David Lucas

    Ótima análise, só descordo da parte em que você diz que Rowena chegou na jaula com o feitiço do livro, pois o que aconteceu ao meu ver foi que ela usou o feitiço para “transferir” Lúcifer da jaula original para essa outra apenas para bater aquele velho papo com Sammy, prova disso que nem Adam e nem Miguel estavam na tal jaula, e foi citado em algum momento do episódio que só Deus tem a chave da jaula, por isso Crowley não poderia abri-la. Lúcifer não está live nem nada do gênero, mas no geral, ótima análise.

    1. Obrigada pelo comentário!!! Pois é, o que eu não entendo é, se esta não é a jaula original, como é que o Sam foi parar lá dentro? Será que Lúcifer ficará pra sempre nesta nova jaula com o Sam? Sei lá, fiquei mais confusa ainda ahahahahahahhaa não é a original, mas Sam não terá como escapar, Rowena viu que deu ruim e saiu de fininho deixando Sam sozinho lá com Lú…provavelmente teremos mais respostas e resoluções pra isso no próximo episódio! E tb não gosto disso de agora tem uma chave pra abrir que está com Deus, eu estou muito nostálgica, saudosista! Adorei seu comentário, me fez pensar mais ainda!

      1. David Lucas

        Minha teoria sobre como o Sam foi parar lá dentro é a seguinte: Rowena armou pra ele. Pode notar a expressão facial dela quando aconteceu, ela nem piscou, nem fez cara de surpresa, simplesmente pediu ao Crowley para segui-la, e como a gente sabe ela não é nada fã dos meninos e não perderia por nada a oportunidade de ferrar um deles, e nesse episodio fez parecer que ela tem uma certa “afeição” por Lúcifer. Vamos ver o desenrolar dessa treta, Suelen haha.

        1. Olhaaaaaa! Pode ser mesmo que a Rowena tenha armada pra cima do Sam! E se ela fez isso what a bitch! ahaha mas vilã tem que ser vilã de verdade! Eu achei que ela reagiu sabendo o que estava fazendo, né? Será? Só em janeiro saberemos!

  3. Gustavo

    É muito ingênuo de minha parte ter esperanças da volta do Lúcifer?

    1. Como assim, como um vilão fixo novamente? Eu não acho que seja ingenuidade da sua parte não, acho que é uma grande possibilidade!

      1. Gustavo

        Exato! Eu sempre quis isso, muitos fãs sempre quiseram, na verdade. E nunca chegaram tão perto, mas eu sempre me sinto um idiota por ter esperança de isso acontecer de fato. Pelo que eu vejo, eles vão salvar o Sam e o Lúcifer continuará na jaula.

  4. minamaluka

    Gostei da sua análise Su, gosto quando as pessoas que analisam trazem informações que eu não sabia, como o título do episódio, no entanto gostaria que você colocasse mais das suas teorias no texto porque pessoalmente eu AMO teorias!

    Como sempre a mid season deixa mais dúvidas do que respostas. Também fiquei meio chateada de como correram com o começo para que Sam chegasse rapidamente na conversa com o Lu. Acho que teria sido melhor explorado se esse episódio tivesse começado no anterior, com eles já falando com Crowley pelo menos. Daria mais tempo par os detalhes, sem correria. Aqueles olhos do Lu na escuridão, brilhando, cara, isso é capeta mesmo! kkkk

    Digam o que quiserem eu não gosto nem um pouco da Amara. Não acho que ela seja ruim. Ela apenas é o oposto da luz, e é preciso equilíbrio entre luz e escuridão para a paz. Bem dizia Sirius Black em Harry Potter ea Ordem da Fêniz se não me engano (sim sou Potterhead assumida) que todos temos luz e escuridão dentro de nós, então são as nossas escolhas que nos fazem o que somos. Acho que Amara tende a se reconciliar com o irmão, ela apenas está amargurada e quer que Ele a escute. O que eu não gosto dela é a conexão com o Dean. Ele apenas foi o último com a marca mas Lu e Caim também a utilizaram. Porque essa conexão com Dean? Porque ele fica tão sem reação com ela? Isso é irritante em mim, eu gosto do meu herói em ação e não prostrado por causa de uma bitch.

    Outra coisa que me preocupa é como Sam vai reagir depois de ter sua fé abalada. ELe não pode se tornar outro Dean, infiel. Ele é o Sammy, o coração, aquele que acredita. Não quero que ele perca a sua fé, vou ficar chateada se isso acontecer. Deus não está merecendo muito apoio mas essa é uma parte maravilhosa do Sam.

    Para o próximo episódio acho que Crowley vai deixar mais claro o vilão que ele realmente é (por favor não esqueçam a quantidade de barbáries que ele já fez). Ele não vai ajudar Dean a resgatar Sam, tanto que Dean vai atrás da Ceifadora para conseguir ajuda. Castiel acho que vai ajudar porque ele já foi até o inferno resgatar Dean e já tirou um Sammy ainda que sem alma da gaiola. Castiel com certeza vai se envolver também na briga anjos versus Amara. Esses sindicalistas anjos vão dar trabalho no futuro. E acho que vão surgir sindicalistas demônios também que vão deixar o Crowley bem ocupado. Rowena e Metatron por mim podem queimar no inferno juntinhos. Gosto do estilo da Rowena mais do que do Metatron mas depois de entregar o Sammy de bandeja para o Lu, eu não consigo mais gostar dela. Por favor deixem também suas teorias para que a gente possa debater, preciso sobreviver até janeiro!!! Bjos!

    1. Amei esse comentário!!! Aliás, estou amando todos, vocês são maravilhosos! Bem, tudo o que te incomodou, me incomodou também! Qdo eu falo que gosto da Rowena é exatamente pq ela é uma bitch e é má de verdade, daquelas que já penso no final sofrido rsrs Eu ainda acho que o Dean não fica tão a mercê da Amara, acho que ele tem que começar a falar sobre isso, talvez o ajude a lidar, começando a contar pro Sam, demorou! Jensen e Jared me prometeram irmãos sem segredos!! Também não quero que Sammy perca a esperança! Poxa vida, ele é tão coração, tão amado! Mas acho que a fé dele se foi, coitadinho! Não sei se a Ceiforada vai ajudar Dean, ela está com muita raiva dos Winchesters depois que a Morte morreu rsrsrs mas né? De repente ela também odeia Lúcifer e dê uma força, mas pedindo algo em troca…ai… Tomara que Crowley volte a ser o vilão, pra mim vilão tem que ser mau caráter sempre rsrs
      Temos até janeiro para discutir, teorizar e sofrer na espera!!
      Grande beijo!

  5. Leonardo

    Bem começando com o mistério do Michael tenho duas hipóteses:
    1- existem duas jaulas(o que é improvável)
    2- quando amara desceu a terra, Michael escapou ou formou 2 jaulas(hipótese 1)
    O que seria desse EP sem o tio Lú, só é em supernatural que vc aprende a amar o rei do inferno e o Diabo kkkkk… ri demais com Lúcifer paquerando o Sam para ter seu corpo(piscando até o olho) também manguei quando ele fez o sinal da cruz kkkk. Falando nele agora, só eu achei que Deus foi zuado desde o inicio deste EP? Nem os anjos acreditam que ele possa voltar “na verdade ninguém nunca nos liderou” acho que foi assim a frase do anjo ou quando amara perguntou “como você pode acreditar numa coisa que nunca viu” respondeu o padre “agente tem fé”. Só que no final do EP Deus decidi zoar com Sam as visões não era ele que enviava e sim tio Lú… Bem Dean avisou né, aliás por incrível que pareça quase shippei Samcifer.
    Tudo tava indo bem com Dean até ele não atender a porra do celular kkkk. Consigo odiar mais a Rowena do que Amara, o pior os Winchester ainda acreditam nela, diferente do Sam e do Lúcifer, não shippei Dean e Amara, vai admito foi um beijo e tanto mas menos por favor, como já vi o trailler do EP 11×10 a Billie(acho que é assim que escreve) vai voltar, com certeza Dean vai pedir ajuda, mas sera que ela capaz de ir na jaula de Lúcifer igual a Morte?. No final ou em algum momento gostaria de ver Michael e Lúcifer lutando juntos, lado a lado. por ultimo gostaria de destacar os peitos da Amara zururuguu vai eu reparei, agora eu sei pq Dean anda vidraço por ela, ainda assim “eca”. MERRY CHRISTMAS HUNTERS.

    1. Olha, interessante a sua teoria sobre Michael ter escapado, será? pode ser né? Eu não consigo shippar Samifer, pq Sammy sofreu demais, ele tem muito medo do Lulu, não rola! Eu achei a química Dean e Amara legal, mas tb não achei nada sexual! Vamos acompanhar!!
      E adorei seu comentário, obrigada!!!

  6. Reinaldo Nunes

    Assisti o episódio agora e posso dizer com toda a verdade! Fazia tempo que Supernatural não me excitava e me deixava ansioso dessa forma. Esse episódio foi muito top.

    Sobre a Jaula, de fato ela não é a Jaula verdadeira. Veja que no começo Crowley comenta que poderia haver um jeito, dentro do inferno, de conversar com Lu, mas uma forma que fosse possível controlar o poder dele. Segundo que, após Rowena descobrir o feitiço, aparece no episódio ela fazendo encantamento em uma Jaula comum, para aguentar Lúcifer. Ainda, em vários episódios anteriores, nas visões de Sam, mostra que a Jaula é isolada, em um lugar sombrio, suspensa por cabos, completamente fechada. Então creio que o feitiço na verdade não transferiu Lúcifer pra outra jaula, seria algo como um Holograma. Lúcifer está preso, porém o feitiço permite ele “mudar” de espaço/tempo. Sobre Sam aparecer dentro, creio que seja manipulação de Lúcifer, já que antes disso acontecer o encantamento da Jaula acaba, logo, ele pode interferir no espaço a sua volta. E Lúcifer é audacioso, não deixaria a carne fresca sair tão rápido assim, ainda mais quando essa carne fresca garante uma passagem de liberdade haha.
    Sobre aquele raio, em Amara, acho que são todos os anjos, ou pode ser Deus, “abduzindo” ela pra bater um papinho. Eu arrisco a dizer que esta temporada provavelmente será a última, pois não vejo qual seria a possibilidade de continuação. Foram até os primórdios da mitologia bíblica, são 11 temporadas nessa história, não faria sentido começar uma 12º falando sobre Zeus, por exemplo haha

    Amo Supernatural de ♥, e estou muito ansioso para ver no que essa história toda vai dar.

    1. Eu acho que sou uma das poucas pessoas que não se empolgou tanto com a volta do Lúcifer, e aí me expressei mal na Análise, eu entendi que não é a verdadeira jaula, mas ainda assim me incomodou, sei lá o porquê rsrs eu não sei até que ponto Rowena não pensou na possibilidade de Lúcifer quebrar o feitiço…será que ele conseguirá escapar? Vamos ver!!
      Obrigada por comentar!!!!

      1. Reinaldo Nunes

        Revi o episódio novamente agora, e pensando bem, acho que Rowena é mais esperta do que aparenta ser. Dá a entender que ela fez isso propositalmente, para talvez se vingar dos irmãos ou algo assim, e ter sempre uma carta na manga. Rowena não é fraca. Na minha opinião, as poucas aparições dela na série tornam os episódio s mais interessantes do que Castiel (que ultimamente tá sem eira nem beira, como diz o ditado haha [gostava dele no começo, agora ele ficou tipo um zé ninguém]). Mas a expectativa é grande: Será que dessa vez Deus vai se manifestar? Tomara que sim, e quem sabe no final se reconciliem e ponham ordem na casa toda haha

    2. name

      Nem precisa, Zeus já tinha rodado mesmo XD.

    3. Jean Spirlandeli

      Existe um ser que poderia dar mais uma temporada que sumiu e não tivemos mais vestígio dele na história. O Anti-Cristo, não o vi nem ouvi nenhum boato dele mais…

  7. Randerson

    A jaula não foi aberta, não de fato, apenas foi feita uma ligação entre a jaula original e essa que apareceu, com isso foi possível invocar lúcifer na outra jaula, e como lúcifer falou, a jaula original rachou com a libertação da escuridão e isso ajudou um pouco, por causa dessa “rachadura” lúcifer conseguiu puxar Sam para dentro da jaula porque os dois tem uma ligação… acredito que seja isso, de cara me pareceu tudo bem óbvio!

    1. Eu entendo isso, mas ainda não gostei, ainda achei que essa ligação foi muito fácil, sei lá, acho que no meu descontentamento eu não me expliquei direito rsrsrsrs mas para o plot da temporada é muito interessante! Eu só não curto para a mitologia como um todo. Sou uma saudosista ahahaha
      Obrigada por comentar!!!

      1. Ana Celia

        Também achei muito fácil essa forma de Lúcifer vir para essa segunda jaula e estar na eminência de escapar. Foi muito difícil tira-lo da jaula original e depois aprisioná-lo, mas agora com um simples feitiço tudo se resolve? Se houve uma brecha na jaula, como o próprio Lúcifer expôs, por que Miguel também não tentou sair e mandar uma mensagem? Onde ele está? E como pode Sam ser tão inocente á ponto de cair mais uma vez nessa de “Deus tentando ajudar”? Depois de tudo que ele passou como pode continuar tão simplório? E quem arrebatou a Escuridão? Pra onde será que ela foi?
        Ok, como eu já expus aqui, desde o inicio percebi que a Escuridão era a marca de Caim, mas ficou tão solto e tão fugaz essa afirmativa que me mais uma vez me pergunto por que não aprofundaram mais nessa questão. A ligação do dean com ela é porque ele era o portador da marca e ela é a marca, mas…
        Percebi também uma critica ferrenha ás religiões e de como esse Deus está sendo visto por nós cristãos. Entendo que “a Escuridão” explicitada em SNT é a escuridão que vemos atualmente no mundo. Quantos de nós não assistimos SNT e entramos aqui para desanuviar dos problemas cotidianos? Não apenas nosso país, mas o mundo passa por enormes intempéries que nos colocam na posição de desacreditar nesse Deus pregado pelas religiões. Na vida real, onde está esse Deus dos homens que parece não fazer nada, a não ser ficar como mero espectador das atrocidades humanas? Para mim é a realidade sendo apontada nas telas…

  8. Danilo Borges

    Gente, que episódio foi esse? Dói o coração amargamente que teremos de esperar mais de um mês para ver a continuação dele! Dean e Amara realmente estão ligados por causa da Marca, isso era simples. Amara quer vingança contra Deus, seu irmão, e para isso vai “destruir” toda a sua criação até encontrá-lo. Gente, cade Deus? Era Lucifer quem estava dando as visões? :O. Foi a coisa que mais me surpreendeu, pois estava crente que era Deus. Sam ficou preso, o que vai ser dele? O que aconteceu com Amara, e/ou com os anjos? Ai dói o coração ter de esperar para tudo isso. Onde Rowena e Crowley foram? Será que a contenção da jaula não ter dado muito certo foi obra proposital da Rowena? É tanta coisa, tanta. Era tão bom quando estava começando na série, e tinha vários episodios para assistir durante o final de semana. Agora temos de nos contetar com miseros poucos episodios. Isso é de entristecer. ;(. Mas enfim. Parei com meras suposições, agora ficaram dúvidas e dúvidas. Esse episódio teve dois furos. A Rowena não escapou no terceiro episódio? e nem sequer mostrou sendo capturada pelo Crowley. O anjo Daniel não morreu na décima temporada? Ele tava junto da Ádina, e aí o Castiel teve de matá-lo? Mas essas duas coisas não ofuscaram o brilho do episódio. E aquela cena final da Amara. Com certeza vai causar um grande estrago, no céu.. 😀 :D. Eu concordo plenamente que a aparição de Deus será a cartada final da série, ou melhor TEM que ser. Se não era Deus que tava dando as visões, duvido muito que ele vá aparecer agora. Amara não é má por natureza, assim como Morte falou “uma força amoral e destrutiva”, isso foi o que Deus fez que acreditassem. Pensando a grosso modo, Deus seria o vilão??? Sobre a jaula, vamos lembrar que o Livro dos Condenados libertou a Escuridão, então ele pode fazer muita coisa. Assim como Rowena disse no final da décima. “Magia de verdade, nas mãos de quem sabe usar!” algo mais ou menos assim. Então acredito que com o feitiço certo, a entrada na jaula seria sim possível. Agora surgiu a intrigante pergunta. Migueeeelllll cade vocêeeeeeeee?? O DAvid Lucas foi sábio no seu comentário e faz todo o sentido. Ela usou esse feitiço para transferir Lucífer. Enfim é isso tudo. Hunters, tamo juntos. Bora aguardar com máxima expectativa o próximo episódio. Abraços, e um ótimo final de ano a todos.

    1. Adorei seu comentário e sua empolgação!!! São tantas dúvidas, né? Como uma grande mid season finale deve ser! Eu acho que Deus é metade vilão, metade mocinho rsrsrs e quanto aos furos, eu tento não me incomodar com eles, mas às vezes não consigo muito, acho que tenho que relaxar mais e curte o novo plot!
      Obrigada por comentar!!! E até o ano que vem!!

  9. leonzinho

    Su. Gostei da sua análise, embora eu tenha entendido os fatos de outra forma.

    Ao meu ver, aquela Jaula era um lugar de tortura de Crowley, onde ele punia algumas almas. Rowena não foi até a jaula de Lúcifer e sim o trouxe até esta Jaula com um Feitiço e realizou as escritas para anular seus poderes e o fogo para o impedir de sair.
    A Jaula original tem aspectos diferentes. É lacrada e possui como aberturas apenas as rachaduras causadas pela libertação da escuridão. O Propósito era fazer um “Pacto com o diabo” por isso eles invocaram Lúcifer.
    No meu ponto de vista, Sam foi pra dentro da Jaula porque o feitiço que anulava os poderes de Lúcifer acabou junto com o fogo que os separava. Sendo assim, foi tudo perfeitamente construído. rsrsrs Claro, que a ausência de Miguel me deixou triste, mas gostei de ver essa parte.
    Acredito que Rowena não fugiu e sim foi desfazer o feitiço de invocação. Sendo assim, Lúcifer volta pra Jaula original e Sam fica intacto, mas as rachaduras na Jaula ainda deixa aberta a possibilidade de um retorno de Lúcifer e Miguel a história. hehehehe

    A Relação Dean e Amara foi perfeita. As cenas da Amara matando aquelas pessoas e os anjos também foram ótima, mas meu suspiros ficaram por conta daquela beijo.
    Quem ao ouvir o barulho de “estralinhos” não imaginou que naquele momento Dean perderia sua alma? Eu acho que a Amara ia sugar sim! Mas desistiu. Meu coraçãozinho agradece!!!

    Enfim, na minha opinião este é o melhor inicio de uma temporada desde a 4ª temporada (Digo o conjunto dos episódios antes do “hellatus”). A 5ª temporada teve um bom começo, fruto da brilhante 4ª temporada, mas eu acho que não foi tão bom quanto o dessa temporada não. Talvez por ser a 11ª temporada, mas não estar tão distantes de elementos das primeiras. Talvez por a 5ª temporada ter sido considerada por muitos como “um final” quando na verdade as últimas 4 temporadas (8ª, 9ª, 10ª e 11ª) reafirmaram com louvor que a série continua e vai muito bem obrigado!
    Nos resta aguardar ansiosos por mais esse intervalo cruel e que nos separa de um especial de Natal sinistro (e que só vai ar em Janeiro Wtf?) Bye Bye Hunters!

    1. Obrigada por comentar!!! E mesmo assim, ainda que Rowena tenha apenas transferido Lulu para a outra jaula, ainda me incomada…eu tenho a sensação de que eu não fiquei tão animada com a volta dele como todo o fandom rsrsrsrs o legal é que no próximo episódio teremos muitas respostas ou não, né? Esse plot é muito bom para um final de temporada, seja ela a última ou não, então eu acho que provavelmente ficaremos com mais dúvidas até o fim!
      Nos vemos em janeiro com meus comentários e debates!!!
      Abraços!

  10. Gui

    Aquele raiou “ou sei lá oque” que atingiu a Amara é o ataque unificado de todos os anjos do céu.
    Se prestar atenção os anjos que a amara mata, avisam-a sobre o alerta máximo dos anjos e que caso ela resistisse a prisão seria atacada por todos em um ataque só.

    Quanto a aquela jaula, é simplesmente uma outra jaula provisória ou uma extensão da original, já que, como foi visto através das visões do Sam, a jaula de lúcifer não é aquela em que ele aparece, então rowena simplesmente “conjurou”/teletransportou lúcifer para aquela jaula, se notar também, aquele fogo em volta dela com certeza é do oleo sagrado sendo queimado, só que em forma de quadrado ao invés de círculo, ou seja, em momento nenhum ela abriu a jaula.

    1. A parte da jaula eu tinha entendido, só me expressei mal, até editei o texto, mas ainda assim eu não gostei muito.A parte da Amara eu tinha mesmo esquecido ahahaha ainda bem que tenho vocês comentando aqui! Vamos ver para onde no Céu ela vai, e se vai resolver algo, não é? Duvido! ahaha
      Obrigada por comentar!!

  11. Cris

    Oi Su! Analise perfeita.No fim, era mesmo o tio Lu. Tambem achei esse ponto do episodio aquem da expectativa, mas se pensr bem, quando lutaram contra ele da 1ª vez, a escuridão estava bem presa. E o proprio Lucifer disse que a libertação dela abalou a segurança da cela.Deve ser verdade se lembrarmos do episodio inicial, quando Crowley foi alertadoo de algo estranho acontecendo lá. Mas a solução vai ser mesmo esperar pra ver como vão responder às toneladas de perguntas que ficaram no ar com isso. Agora, quanto as atuações, escolha de elenco e amarração de plots, até agora tem sido tudo perfeito.
    Dean cada vez mais confuso e muito amedrontado. Com certeza vai colocar na propria conta o fato de Sam estar de volta na cela. Concordo com a ideia de Crowley ter certa afeição pelos meninos, e não é de hoje. Se ainda é efeito do sangue de Sam ou um resquicio de bom caratismo do nosso King aí eu ja não sei.Pellegrino magnifico, pra variar. Ele realmente consegue fazer com que a gente tenha simpatia pelo coisa ruim, aff! Vai ser cínico assim no inferno. Moleque mimado, prepotente, arrogante, eo que é pior: esperto.
    Quero Rowena frita, tostada, crocante e desmembrada! GrandEssissima FDP. Mas isso só vai deixar mais emocionante quando a horinha dela chegar. Que seja bem lenta e dolorida. Amo odiar essa vaca. Talvez por ser muito melhor aproveitada, Rowena me (des) agrada bem mai que Abadon, que foi teve passagem tão rápida pela série, infelizmente.
    O que me desagradou mais que a história da cela ( que não chegou de fato a ser um desagrado e sim, só menos impactante do que eu esperava), foi vislumbrar de novo anjos se unindo pra se rebelar. Não acho que essa tática funcione, alem de ser cansativa e de enfraquecer a história. Facção de anjos denovo, não, please! Mas talvez não tenha passado de uma única cena, ja que não acredito que eles tenham conseguido sequer fazer cócegas em Amara, que talvez ache que matando algumas dúzias deles, afinal chame a atenção do big brother. Coisa que tambem não acho que seja o caso. Mas que por favor: sirva pra manter os anjos afastados dessa temporada. Se tiver que ter anjo, que tenha só o Cas na velha forma, quem sabe ajudando no resgate do Sam. Será que ele tá mesmo na jaula? será uma visão? Se for, será que é só Lucifer mesmo, ou tem o dedo da Rowena nisso? Quanto falta pro fim do hiatus?
    Atuações: perfeição entre Amara e Dean. Ele consegue sim lutar contra, o que é ótimo, mas tambem teme pela segurança da moça. Parece um tipo de ligação vital entre eles, como se Dean sentisse que matando Amara, ele tambem morresse. Não que isso o impeça, mas pensa bem, né? Sei que to adorando a química. Todas as Amaras até agora foram ótimas, mas essa adulta, acho que tem chance de ser a melhor delas. Jensen dispença comentários, mas como ele é lindo, talentoso e carismático a gente comenta assim mesmo; e como não há o que dizer a respeito de como ele literalmente É Dean Winchester, e não só um excelente ator fazendo o seu trabalho, só vou fazer uma pergunta. Se alguem souber a resposta, por favor, me conta: COMO POR DEUS ESSE HOMEM SÓ FICA MAIS LINDO COM O TEMPO?
    Agora, orgulho de quem é fã da série e dos meninos: Jared Padaleck. Só faz melhorar. Encantando e angustiando com a mesma intensidade, conforme o que o roteiro pede. É outro que simplesmente não interpreta: se tranforma em Sam.
    E a última cena foi de quebrar. Sem dizer uma única palavra, ele mostrou tanto medo, desespero e tristeza…
    Por favor roteiristas, não deixem esse menino na jaula por muito tempo. Se tem alguem que não merece tanto castigo assim é o nosso Sammy.

    1. Amou seu comentário!!! E penso que sentimos muito as mesmas coisas, de certa forma, não é? E sobre Jensen estar cada vez mais lindo, tenho 2 teorias: Ou é um presente de Deus (ou dos deuses) para nós, ou ele é fruto de nossa imaginação coletiva!!! E Jared, quanto orgulho de ser fã!
      Que a segunda metade da temporada seja tão amarradinha quanto esta, e que as respostas nos satisfaçam!!
      Grande beijo!!

      1. Cris

        Assim espero, Su! Aceito suas teorias como corretas.Só pode ser mesmo obra dos deuses ou alucinação. rsrsrsrsrsrs
        Dedos cruzados pra 2ª metade ser tão boa quanto a primeira. Grande beijo e boas festas! Pra sua familia e pra toda a familia SPN!

  12. Cláudio

    Tava muitíssimo ansioso por esse episódio, pra mim foi o melhor da temporada, parece que Lúcifer finalmente vai voltar. E tô torcendo pelo romance de Amara e Dean rsrsrsrsrs já tô vendo um DEAMARA ou AMADEAN kkkkkkkk achei bacana ela ter pensado em sugar a alma dele e mudar de ideia e beijar. Gostei do personagem de Amara desde o começo. Na hora que os anjos chegaram eu tava torcendo pra Dean colocar ela no carro e fugir com ela. E creio que isso vai acabar acontecendo.

    1. Esse ship Dean e Amara é poderoso! Eu queria que Dean contasse para o Sam que a beijou e Sam o zuasse dizendo: Cara, você beijou a irmã de Deus! Necessito desta cena!! rsrsrs
      Obrigada por comentar!!!

      1. Cris

        Tambem necessito. Ia ser um bom troco pra zuação do Dea quando Meg possuiu Sam por uma semana. Lembra disso? 🙂

  13. Euri

    Querido Deus,
    Espero que esta mensagem O encontre em bom estado de saúde. Eu não sei o que o Senhor anda fazendo e nem por onde anda. E EU NÃO ME IMPORTO!!!! Levanta o traseiro de seja lá qual buraco onde o SENHOR se enfiou e vai lá no inferno salvar o meu Sammy!!! O meu lindo, doce, gentil e corajoso Sammy. Caso contrário, não vai ser só a sua irmãzinha nojenta que vai estar caçando esse seu traseiro santo!

    Atenciosamente,

    Uma hunter muito invocada!!!

    1. Cris

      rsrsrsrsrsrsrs
      Vixxxi, Euri, não te conheço, mas quero morrer tua amiga.
      Ah, se precisar de ajuda, é só dizer, viu?

    2. ahahahahahahaha adorei seu comentário!!

  14. Luciana

    Euri

    Amei sua carta a Deus. è exatamente o que tenho vontade de dizer..

    Eu acho que Lucifer aparecer pode ser otimo para o historia.. mas eu não gostaria que Sam passasse por isso de novo.

    Sam que ria tanto que fosse de Deus as visões e a coisa mais cruel que poderiam dizer era justamente.Deus não está com vc.. Deus nunca esteve com vc..

    Como eu disse anterirmente eu iria adorar que as mensagens fossem de Deus mas achava improvavel pelo historico da serie..

    Agora faz sentido ser Lucifer já que no carro ele disse o que sam queria ouvir.. e sem duvidas Lucifer saberia o que ele queria ouvir.. afinal já esteve dentro dele..

    1. Euri

      A verdade é que eu também queria que as visões fossem de Deus, mesmo achando que era pouco provável. E não quero o Lúcifer de novo como grande vilão na série pq parece falta de criatividade. Mas não tenho nada contra o retorno dele em um ou dois episódios. Acho que todos ficamos tão empolgados com o retorno e com o fato de que talvez ele estaria enviando visões, que não percebemos o quanto isso magoaria o Sam. É por isso que a mágoa que o Sammy mostrou causou uma revolta tão grande e eu odiei como tudo terminou.

  15. Cláudio

    Eu só achei meio esquisito Amara não conseguir encontrar Deus, claro que Lúcifer mente muito, mas segundo ele nesse episódio, o poder de Amara é igual ao de Deus, logo, ela seria capaz de achar ele, da mesma forma que ele pode achar ela ou qualquer um que ele queira. A não ser que ela ainda não esteja conseguindo porque não atingiu o ponto máximo do poder (até porque ela continua na dieta de almas pra ficar forte). Alias, essa dieta de alma pra ficar forte também não faz sentido, porque se o poder dela é igual ao de Deus não precisa dessas coisas pra ser fodona (como Castiel precisou das almas do Purgatório pra atingir o poder de um deus), Deus não precisou comer almas pra ser Deus… Se Amara é irmã dele, é igual a ele. Agora o que eu achei sacanagem foi o balde de água fria que Lúcifer jogou em Sam. Achei sacanagem da parte de Deus Sam ter rezado ou orado pra ele e ele ter deixado Lúcifer enganar ele… Então quem conversou com Sam no episódio “Baby”? Lúcifer? Sacanagem…

    AINDA ACREDITO QUE CAIM ESTÁ VIVO!!!!!!

    1. Danilo Borges

      Eu também pensei nisso. Porque Amara não conseguiu encontrar Deus? Tenho duas teorias, a de que Amara realmente ainda não está com força total, sendo assim não o pode encontrar (e Amara suga almas para ficar forte, pois ficou presa desde o inicio dos tempos e ficou fraquinha, fraquinha, rsrsrs, isso é o que penso). A segunda teoria é a que Deus realmente está preso (sabe-se lá onde, e como). kkkk, conforme alguns estavam comentando no inicio da série, por causa disso Amara não consegue contatar ele. Bem é isso que penso baseado em seu comentário.

  16. Bem com todas agitação acontecendo, fiquei vislumbramos que Castiel deve estar ainda vendo seriado no Netflix kkkkk Aonde esta Wally Cast ?kkkkkk

    (Vamos prosseguir com o divertimento )

    Suelen você me fez mas feliz com sua analise detalhista. Geralmente ficou notando este furos do roteiro tbm.

    Deve ser irritantemente chato pra o pessoal da direção,ficar apontando ouvindo de nós os erros de continuidade, mas custa eles fazer o dever de casa colocando coerência no roteiro ? RSRSRSRS

    Ainda mas que vemos coisa esdruxulas como esta que ANTES NÃO PODIA. E Agora num passe de magia temos uma ponte aérea para INFERNO. ASSIM não é FÁCIL de engolir né Carver?

    Aquele lugar escurinho ,onde Crowley Rowena e Sammy foram fazer um passeio turístico, ( mas parecia o castelo de Hogwarts , de Harry Potter) No principio não me assustou, e pensei: este é o macabro lugar onde Dean esteve sendo massacrado por anos ? . O tal inferno onde Sam queria resgata-lo, e não conseguiu. Pra não dizer que é o lugar onde John WINCHESTER foi trancafiado.

    E agora só um feitiçozinho e estamos todos lá. kkkk ( Pensei que o lugar era mas quentinho. Sabe ,com grito horripilante , gente sendo cozinhada em oleo quente ) Afinal é o inferno !

    Mas tudo bem , vou engolindo este roteiro, pois não da pra mudar o contexto agora.

    Uma coisa que gostei foi aquela cortina de fogo em volta da cage. E a aparição apoteótica de Lúcifer. Daquele seus olhos vermelhos .Seu modo cínico de falar como se não soubesse do por que Sam estava lá

    E como sempre tem armação, estava pensando com meus botões . E, se Lúcifer mentiu pra Sam ? Sabe , sobre ele enviar as visões , e se ele esta apenas tentado confundir a fé que Sammy TANTO tem em Deus. Claro , eu também penso que seja mesmo o diabão que enviou , afinal só tinha coisas horrendas do seu passado no inferno. Entretanto fiquei com uma pulguinha atras da minha orelha; podeira ser mentira dele. Ele é o pai da mentira kkkkk

    ( Talvez) ele queira, Sam descrente

    Em uma passagem da Bíblia se cometa que Deus e o diabo tiveram um encontro testando seus poderes ,onde Deus com orgulho mencionava Jó.
    Ele era um homem horando temente a Deus que sempre desviou do caminho do mal.

    Já o diabo sorri e disse contradizendo : Ele é temente a ti por todas compensações que deu a ele . Retire tudo e veja se ainda sera fiel.rsrsrsrs

    A QUE PONTO PODE CHEGAR A FÉ DE UM HOMEM?

    Acredito que a fé de Sam em Deus é muita , pois atravessou estes anos todos com ela , de alguma forma lhe valeu . E se ela falha , Sam ainda assim ,tem fé em Dean. Isto é oque mantem firme pra continuar.

    Mas voltando ao episodio, achei xoxo o beijinho de Amarra em Dean. O encontro deles foi algo assim como anestésico. kkkk Eu espero mais que um selinho da próxima vez . Desejo beijos ardentes . kkkk Afinal era Dean Winchester pô.

    Do lado do Loirão acho que fisicamente ele não esteve atraído por ela , pois foi firme não demonstrando nenhum sentimento ,e lutou como pode contra seu poder. Embora ela conseguiu detê-lo no seu impeto de querer mata-la . E fica mas uma duvida, se ela morre, Dean não morreria também ? Estão ligado pela marca.

    E assim com toda esta agitação que Amarra trouxe, há males que vem pra bem , os anjos resolveram se unir , nossa isto que é milagre ! Combater um mal em comum faz transformações meteóricas na vida angelical .

    E assim unidos pelo poder da luz todos os anjos , arrebataram a moça rebelde pra um lugar desconhecido. Mas não creio que seja ultima vez que veremos Amarra . A garota tem testado Deus , e sinceramente gostaria de ver este encontro .

    Bem , eu mesma devia acreditar melhor em Deus, apesar de tantas coisas ruins acontecendo.

    SUCUMBIR AO MAL SERIA decretar a DERROTA TOTAL.

    E vendo a ultima cena do episodio, sinto que sera posto a prova a fé de SAMMY . Ele na certa sofrerá abusos de Lúcifer novamente, aquela coisa da cama compartilhada ,foi chocante. Pelo jeito Lúcifer gosta de uns 50 tons de cinza, vermelho roxo…

    Esperemos que Dean venha salva-lo junto com Castiel .

    Pra isto creio que Dean volte a fazer uma visitinha no purgátorio , sera que Benny ainda anda por lá ? Afinal lá existe uma passagem onde que me lembre Sam entrou pra recuperar a alma de Bobby.

    Só não sei como Sam saíra de lá ileso.

    Minhas colocações finais : embora fosse devastador este episodio ,eu gostei . Pois tivemos equiparação de cenas tanto pro lado de Dean como Sam. Os dois foram centrados brilhantemente. Os irmãos trabalharam em equipe a maior parte separados do episodio. Foi emocionante digno de um midseason finale.

    Su estou feliz que pudemos estar aqui mas um ano . Apesar dos problemas da vida real ,estamos sempre fortes pra continuar mas um ano. Este passou tão depressa .

    Feliz natal , e um ótimo ano novo A TODOS DA FAMÍLIA IS LIFE. bjsssss

    1. Ana Celia

      Sonyama aquele labirinto estava idêntico ao do Senhor dos Anéis e as Duas Torres… Quanto ao beijo do Dean e Amara achei-o insosso… .Não percebi a tal “química” entre os dois atores. Existe uma química violentamente grande, gigantesca entre Jensen e Jared, mas é só… .

    2. Você é uma querida! Amo seus comentários!!! E ano que vem continuamos firmes e fortes!!
      Grande beijo!

  17. Lule

    Um episódio muito bom. Muita gente grande num mesmo dia. Digno de SPN e recheado de expectativas Só faltou Castiel mas acho que foi de propósito pois sabe-se lá a titia Amara teria feito com ele né.
    De quanta ingenuidade Sam winchester é capaz?!?!?
    Particularmente Lúcifer não me convenceu (pelo menos até agora) que foi o autor da visões do Sammy.
    Mas o que o Sam queria?
    O rapaz chega na frente de Lúcifer entregando o jogo falando sobre as visões que teve, de onde acha que elas veem, o que espera delas… Claro que o tio Lu, que não é bobo, se apoderou dessa informação e moldou-a ao seu modo e não perderá a chance de perturbar o Sam.
    Também acho que Lúcifer na jaula é só uma projeção mas aquela jaula é de verdade e tenho minhas dúvidas se Rowena deixará Sam sair ao final do feitiço. O que nos leva ao outro ponto: Dean.
    O que de fato está realmente acontecendo com o Dean?!?!?
    Pela primeira vez em SPN eu me senti preocupada. A recusa em atender a ligação do Sam foi algo que eu não estava preparada para ver, não nas atuais circunstâncias. Eles estão se relacionando bem. Sem brigas, mulheres ou demônios que justificasse aquilo o que me intriga ainda mais com Amara. Que força é aquela que deixa o Dean tão angustiado, o faz pensar duas vezes antes de tentar matar Amara e que faz uma mãe (como Crowley tão bem comparou) deixar um filho pra depois?
    Se for A jaula (contrariando meu pensamento) ou só uma jaula simples mas que é capaz de prender o Sammy o Dean com certeza vai se culpar e Dean culpado normalmente não é bom.
    Depois de reviver tudo isso cheguei conclusão de que tudo o que eu sei é que não sei como vou aguentar esperar o retorno.
    Suelen PARABÉNS. Meu presente pra você é o seguinte: amo essa série. Série que me ensina algumas coisas, me inspira em outras e mesmo quando não me sinto confortável com algo que eu gostaria que não acontecesse ainda assim ela me estimula a procurar um ponto de vista positivo (tá só um pouquinho difícil com Amara, mas estou tentando). SPN me mostra uma história com perspectiva e a beleza de um amor fraternal. Amo muito isso.

  18. Aparecida

    Ótimo episódio! E que temporada é essa? Eu tô amando. E que beijo. Pra mim todo ator ou atriz que trabalha com Jensen rola química, esse homem tem algo especial. Fiquei durante o encontro do Sam com Lúcifer na maior ansiedade e falando não Sam, não Sam. Quando o episódio acabou eu fiquei “não acredito que já acabou”! Agora é esperar. E Suelen gostei muito de sua análise, como sempre.

  19. Carolina

    Episódio muito bom. Me lembrou episódios da 4 e 5 temporadas. Para mim, o melhor tema abordado até hoje em SPN, é este (religião, fé e tals).
    Mid season DIGNA! Muito legal ver spn voltar às suas origens: todo EP está ligado ao contexto principal da temporada e nos é mostrado a boa relação que Sam e Dean tem. Fazia tempo que isto não acontecia…

    Voltando ao episódio… Fiquei com algumas dúvidas e ate formei algumas teorias haha.

    Sinistra esta “conexão” entre Dean e a Escuridão. Ambos,tem uma ligação com a marca de Caim, mas não entendi se eles ainda compartilham dela. No final da 10temp, Dean se livra dela e isso faz com que a Escuridão seja liberta. Então, não há mais resquícios da marca em Dean. Essa ligação com Amara seria somente de gratidão?? Sei la hein… Mto confuso kkk

    O bom é que percebemos que Dean de um jeito “torto”, consegue permanecer consciente em relação à Amara kkk
    No final do encontro dos dois, vemos um céu escuro, com raios ou trovões. Creio que seja aquele golpe unificado de todos os anjos, como Daniel tinha falado. Acho que nada acontecerá com Amara, pois ela é poderosa (prepara, que agora é hora do show das poderosas kkkkkkk) e sim, com os anjos.

    Lendo a análise e alguns comentários, vi que algumas pessoas estão decepcionadas com a forma da volta do tio Lú e com a ida ao inferno.
    Concordo que as duas coisas foram pouco exploradas e mal explicadas nesse EP.
    A ida ao inferno, achei mto fácil, mas aí pensei: pow, eles estão com o King of Hell… Ele deve ter alguns privilégios ne,e por isso, a fácil entrada. Kkkk

    Quanto a jaula, tbm acho que foi somente uma projeção de Lúcifer numa jaula comum, porém enfeitiçada conforme a condição feita entre Sam e Rowena.

    Adoooro o tio Lu de Pellegrino. Ele é fod* kkk
    Bom… Fiquei bastante empolgada com seu possível retorno, afinal, não acredito que haja um vilão mais badass que ele em SPN.

    Minha teoria é a seguinte:
    (Posso estar bem louca, mas eu acho que seria legal se isso acontecesse kkk)

    Acho que seria dhr se aquele futuro pós apocalíptico ocorresse. Aquele em que temos um Dean do presente e um Dean determinado do futuro. Seria um final trágico, mas acho que seria legal.

    Ou ainda,

    Miguel e Lúcifer sao libertos da jaula (não formulei ainda como) e devido a situação em que o mundo se encontra, Sam e Dean decidem dizer SIM. Com isso, tvz pela prova de sua fé, Deus decide aparecer e evitar o apocalipse. E aí, descobrimos que Deus é nada mais, nada menos que John Winchester (ou seu de receptáculo)

    Afinal, temos Miguel/Dean como obediente ao pai, Sam/Lúcifer, como rebelbe e Deus/John como o pai ausente.

    WOOOOOW, seria mto mindblowing kkk

    Teorias malucaaas e que tvz nem tenham sentido kkkk. Mas acho que seria legal!

    Feliz Natal , ano novo.e até janeiro hunter 🙂

    1. Cris

      É, Carolina, a gente não faz pra formular teorias, né?
      Eu formulei algumas desde que vi o episódio e li os comentários aqui. Tambem to achando que Rowena armou pra cima do Sam, talvez até de conluio com o tio Lu. Acredito que a jaula, que não é “a jaula” de verdade, esteja contendo sim Lucifer, e que aqueles feitiços que se desfizeram foi apenas pra ele aprisionar o Sammy. Tô achando que o único jeito do Dean e Cas (quem sabe) libertarem Sam, seja soltado o capetão tambem. Ou isso, ou ele vai torturar Sammy até arrancar o sim dele, e não acho que Dean vá permitir isso. Talvez a Rowena tenha cavado a propria cova mexendo com o little Winchester, estando o Dean tendo até certo controle sobre o dominio de Amara . Domínio esse aliás que se limita a deixar o moço sem ação quando sua ação seria contra ela, mas ele tá agindo normalmente com relação a qualquer outro. Então, acho Que Crowley e Rowena acharam sarna pra se coçar.. E se levarmos em conta que Amara já disse ao Dean que ambos sempre se protegeriam, de repente ela mesmo acaba com a mammy witch se ela tentar tocar nele. Sinceramente, vou torcer pra isso: Amara tortura a vaca e Dean finaliza com ela. Depois a gente vê como derrotar a Escuridão…

  20. Mateus

    A pergunta que não quer calar é se a morte ainda esta ”viva” , pois pelo q deu a entender no próximo episodio é que dean vai falar com aquela ceifeira, bilie, seria ela o novo receptáculo da morte? pois um ceifeiro comum não teria poder pra ajudar numa situação dessas. Já a morte poderia ajudar pois talvez tenha o mesmo ou maior poder que os arcanjos e conhece a jaula. Mas mesmo morte estando viva, depois do que dean fez não sei se ele vai ajudar, mesmo que ele tenha ”matado” a morte sob o efeito da marca.

    muitas perguntas, vamo ver.

  21. Rodrigo

    Bom, acho que minha opinião vai ser bem diferente de todos aqui.. mas beleza..

    Esse episodio foi o melhor dessa temporada, sem duvidas.. acredito que eles deram uma boa desculpa ao invocar o Diabo dentro daquela jaula, uma vez que seria impossivel alguem chegar nela, já que ela está totalmente suspensa, e nao se sabe exatamente aonde ela está.

    Miguel não apareceu, pois somente Lucifer foi invocado, e eu acredito que, como a jaula foi danificada, um ataque combinado dos dois arcanjos seria suficiente pra pelo menos fazer um buraco na mesma.. imagina? hahaha

    E por final, Lucifer já sabia de tudo o que iria acontecer.. ela poderia ter saido daquela jaula falsa a qualquer momento, pois foi muita coincidencia ele ter olhado diretamente pros selos, e eles terem desaparecido na mesma hora.. Acredito que ele quer conversar A SÒS com o SAM, sem a interrupção de ninguem.

    E por ultimo: Tambem acho válido dizer que Lucifer nao está mais sendo afetado pela Marca! ela já desapareceu, e não esta sendo mais corrompido. Aconteceu com o Dean, porque não com o Diabo em pessoa? hahah

  22. Ryu

    Apesar do episódio ter sido bom,acho que poderia ter sido melhor… Acredito que a principal falha foi a ausência do Castiel que pra mim,é um dos pontos altos da serie. É sempre bom quando ele aparece,o Miguel também foi uma baixa,A imponência do personagem lá na jaula com o Lucifer teria sido bem legal também. A Rowena me irrita de tão chata que é,já deveria ter sido morta a muito tempo. O Dean e a Amara não se comparou a cena do Sam com o Lucifer,foi pra mim a melhor parte do episódio! Acredito que o Sam aceite a proposta do Lucifer e seja seu Hospedeiro,e outra,acho que tá mais que na hora do Deus (Todo Poderoso) aparecer e colocar ordem na casa,se essa Amara (DarkSide)for tão poderosa quanto tem se falado,Deus deveria trazer de volta Gabriel e o Rafael,e juntos com o Miguel e o Lucifer aprisionar a escuridão. O meu sonho é que o Jeffrey Dean Morgan fosse o personagem que interpretará Deus,seria imoral! Como acho que isso não acontecerá,já que o ator está em The Walking Dead,gostaria que Deus escolhesse o Castiel. Já que Deus é o único ser que não precisa da permissão pra assumir um corpo humano. Se o Chuck aparecer como Deus de novo,eu deixo de assistir a serie. Ansioso por Janeiro!

  23. Ana Celia

    Também achei muito fácil essa forma de Lúcifer vir para essa segunda jaula e estar na eminência de escapar. Foi muito difícil tira-lo da jaula original e depois aprisioná-lo, mas agora com um simples feitiço tudo se resolve? Se houve uma brecha na jaula, como o próprio Lúcifer expôs, por que Miguel também não tentou sair e mandar uma mensagem? Onde ele está? E como pode Sam ser tão inocente á ponto de cair mais uma vez nessa de “Deus tentando ajudar”? Depois de tudo que ele passou como pode continuar tão simplório? E quem arrebatou a Escuridão? Pra onde será que ela foi?
    Ok, como eu já expus aqui, desde o inicio percebi que a Escuridão era a marca de Caim, mas ficou tão solto e tão fugaz essa afirmativa que me mais uma vez me pergunto por que não aprofundaram mais nessa questão. A ligação do dean com ela é porque ele era o portador da marca e ela é a marca, mas…
    Percebi também uma critica ferrenha ás religiões e de como esse Deus está sendo visto por nós cristãos. Entendo que “a Escuridão” explicitada em SNT é a escuridão que vemos atualmente no mundo. Quantos de nós não assistimos SNT e entramos aqui para desanuviar dos problemas cotidianos? Não apenas nosso país, mas o mundo passa por enormes intempéries que nos colocam na posição de desacreditar nesse Deus pregado pelas religiões. Na vida real, onde está esse Deus dos homens que parece não fazer nada, a não ser ficar como mero espectador das atrocidades humanas? Para mim é a realidade sendo apontada nas telas…

    1. Ana Celia

      Vocês perceberam que Amara ia sugar a alma do Dean, mas que no último instante preferiu beijá-lo?

      1. Danilo Borges

        Sabe o que eu havia entendido nessa cena? Ela ia sugar a alma dele, e aí não conseguiu, como se ele fosse imune. Já que não conseguiu, tascou o beijo. Mas depois li os comentários e raciocinei que é provável e mais simples que ela tenha desistido.

    2. Ana Celia

      Outra observação: Amara criança, adolescente e jovem tinha os olhos azuis e essa “Amara mais adulta” os olhos são pretos. Erro de produção e dos roteiristas ou o que …?

      1. Vai ver ela tem poder de muda-los Ana, e do jeito que ela vai indo, quando voltar, vai esta com oitenta anos. Amarra tem envelhecimento precoce

  24. Fernando Jaule

    espero que a morte retorne logo, ele não pode estar morto, me recuso acredito nisso, ele tem mais poder que os arcanjos, não faz o menor sentido.

    1. ícaro dias

      Verdade, ele esta vivo sim e acho que ele será uma peça importante pra derrubar the darkness, ver lúcifer, miguel, morte, deus, sam e dean lutando junto para derrubar a escuridão seria show.

  25. Alexandre

    Filha…..você fala demais….aquele “editado” no final da matéria deveria estar no começo. Você deveria ser apenas uma leitora se quisesse escrever desse jeito, escrevendo matéria assim você vai é espantar os leitores isso sim…claro…as moças que aqui já estão irão te apoiar, mas quem está visitando o site e ver essa ladainha toda vai sair imediatamente…isso é fato…

    1. então tá! ahahahahahahahaahahahahaha

  26. Hudson

    Aquele raio no final acredito que seja o ataque combinado de todos os anjos que aquele lá que reuniu eles falou …. na hora do discurso dele já dava pra ver que ia dar merda né AHSUashusuahsuahsua

  27. Michele

    Minha gente que episódio perfeito, a muito tempo não me sentia tão tensa assistindo um episódio como foi nesse

  28. Laura Jolie

    Olá Galera,
    Primeira vez que escrevo aqui. Porém sigo o site há anos e acho que é um dos melhores quando se trata de relacionamento entre os fãs e notícias da série.
    Assisti todos os episódios, pelo menos quatro vezes cada um. Kkkk
    Fãs têm opiniões e visões diferentes da série. Mas todos compartilhamos a mesma paixão pela série, o que é muito legal.
    Este episódio foi MASSA! Adorei cada segundo. E estou amando cada episódio desta temporada. Gostei do review da Su, porém tenho algumas observações.
    Pra começar, Lúcifer sempre será para mim e muitos fãs o melhor vilão de todos. E Pellegrino o encarna de forma fodástica. Supernatural sempre teve falhas de continuação no roteiro, (Sejamos justos, somente nós fãs, conseguimos vê-las, pois assistimos várias vezes e em sequência todas as temporadas…kkkk) mas este episódio não foi um deles. Esta temporada está bem sincronizada. Devo dizer que desde a fantástica aparição de John Winchester (Matt Cohen) em “BABY” já havia sacado que era Lúcifer mandando as visões para Sam. Matt fez um excelente trabalho. Quando olha para Sam e diz que nunca conseguiu enganá-lo. Lúcifer já havia dito algo similar para o Sam. Sei lá porque, mas saquei só da forma que ele conversou com Sam nesta visão. Por isso acho que foi Lúcifer mesmo e não Deus. Com relação ao fácil acesso a jaula. O acesso não foi fácil e ninguém jamais mencionou acesso a jaula em episódio anteriores e sim de colocar Lúcifer lá de novo e retirar Sam de lá. Isso sim foi difícil. Os garotos sempre tiveram dificuldades e depois, claro com o tempo, adquirem conhecimento ou armas que lhe facilitam trabalhos que eram impossíveis antes. Lembram-se na quarta temporada como era difícil matar um anjo? Informação é tudo. E neste caso tiveram ajuda do Rei do Inferno, de uma bruxa centenária e do Livro que libertou nada menos do que a Escuridão, que supostamente foi mais difícil de aprisionar do que Lúcifer. Também não tiveram acesso a jaula e sim uma projeção de Lúcifer em uma jaula para conversar com ele. Reparem que a jaula está vazia até Rowena realizar o feitiço.
    O inferno como o céu, é só um espaço, cada um tem seu inferno, assim como o Paraíso. Então não podemos falar que o inferno não é assustador, pois cada um o vê e o vive de uma forma. Lembrem-se disso. Alaistar na quarta temporada quando Dean o está torturando diz que a realidade é muito limitante. O ataque a Amara foi o golpe unificado dos anjos, mas acredito que ela permitiu ser atacada na esperança de que, sendo levada ao Céu, tenha mais chances de encontrar-se com Deus. A química entre Dean e Amara, concordo também foi decepcionante. Acho que a atriz que fez Amara uma fase antes dessa, tinha mais química com ele. Sei lá…Só minha opinião. Acredito que Rowena está tentando conquistar o Tio Lú, por isso deu a ele Sam, para ter crédito com ele. Afinal ele é o Diabo. Achei triste também a cena de Dean não atendendo a ligação de Sam. Mas ele estava tão envolvido com a Escuridão, que darei a ele este crédito. Rs
    Acho que o Tio Lú é sim uma cartada para aprisionar Amara novamente, afinal ele estava lá quando a aprisionaram da primeira vez e ele é o anjo de luz. E o inverso da Escuridão seria a Luz. Não acho Amara uma grande vilã. Mas creio que esta é a intenção dos escritores. Ela é simplesmente a escuridão. Não tenho muitas teorias até o momento, creio que o próximo episódio nos dará mais material para começarmos a elaborar mais sobre esta temporada, que até o momento não me decepcionou em nenhum aspecto…minto. Castiel está muito apagado. Não acho que um anjo que combateu milhares de anos e já passou por tanta coisa, estaria tão “traumatizado” por causa de um feitiço bobo da Rowena. Sei lá, não desceu muito bem esta. Gosto da Rowena como vilã, como dito aqui anteriormente ela é autêntica. Ela é má e pronto! Mas gosto muito dos vilões que apresentam outras camadas como Crowley. Adoro ele.
    Adorei a criativa teoria da Carolina de John Winchester ser o receptáculo de Deus e os filhos serem Lúcifer e Miguel. Infelizmente não acho que vai ser possível. E se formos relembrar a série John era o receptáculo de Miguel. Uma geração anterior. Se é que Deus precisa de um receptáculo. Rs Bom, vendo assim ele até poderia tomar a forma de John, mas seria a forma de jovem John e não do velho John, pois a ator está com contrato com outra série. Kkkk.
    No mais, ansiosa pelo retorno da série. Espero que o próximo episódio nos dê algumas respostas.

    1. Obrigada por comentar!!! Vamos ver se nossas respostas serão respondidas nos próximos episódios!!
      Beijos!

  29. […] quase que toda a 5a. Temporada. Hoje, Su, eu entendo o seu ponto e vou reavivar suas sábias palavras daquela […]

Leave a Comment